Revista

A malhação the flash

Modalidades de treino intensas e sucintas atraem alunos interessados em resultados rápidos. Profissionais da educação física explicam como é isso

postado em 13/10/2011 18:42

Modalidades de treino intensas e sucintas atraem alunos interessados em resultados rápidos. Profissionais da educação física explicam como é issoFalta de tempo para malhar e desejo de obter resultados rápidos são os principais motivos para o surgimento de uma nova modalidade fitness: o CX30. Originário da Nova Zelândia e difundido no Brasil há pouco mais de um ano, o treinamento intensivo é feito em 30 minutos sem pausas. Seu principal objetivo é esculpir pernas, bumbum e barriga. Além disso, o exercício express privilegia a região do Core (os músculos em torno do umbigo), contribuindo para a postura corporal.

Segundo o professor de educação física Luiz Alberto Vasquez, o CX30 é formulado de modo a aumentar a força e a auxiliar a prevenção de lesões. Com o ritmo frenético da aula, ninguém consegue ficar parado. ;As músicas e a forma motivante de ensinar levam os alunos a atingir os resultados esperados;, garante. Quando o praticante já possui um bom nível de condicionamento físico, uma simples sessão pode produzir um gasto calórico de, aproximadamente, 400kcal. Para o bancário Luís Pereira dos Santos, 55 anos, praticante há apenas um mês, já é possível notar diferenças: ;Eu tinha problemas de coluna e agora sinto a região mais forte, com poucas dores. Além disso, parece que o corpo todo é trabalhado.;

A modalidade também faz uso do equipamento chamado rubber, espécie de elástico que ajuda na tração dos movimentos, exigindo mais esforço e coordenação. Os resultados são considerados ótimos, mas o professor Luiz Alberto alerta: o ideal é tratar o CX30 como complemento aos exercícios convencionais, aeróbicos ou musculares.

Só para mulheres
Para malhadores sem tempo a perder, O CX30 não é o único treino expresso disponível no mercado. Algumas academias trabalham, por exemplo, circuitos de exercícios com 30 minutos de muito suor. Em Brasília, o procedimento é comum em estabelecimentos voltados especificamente para o público feminino. Existem, pelo menos, 10 deles na cidade.

A dificuldade de as mulheres conciliarem trabalho e responsabilidades maternas gerou o sucesso desse tipo de fitness. ;Fazemos com que os 30 minutos do treinamento sejam iguais a uma hora e meia de exercícios;, garante a professora de educação física Karina Carrilho, gerente de uma academia exclusiva para mulheres. O principal diferencial desses centros é a individualização dos exercícios. ;Não procuramos ser apenas mais uma academia e, sim, fazer que as meninas se sintam bem e com disposição para malhar;, garante Juliana Brescianssini, coordenadora de outro espaço do gênero.

Os treinos e equipamentos variam de lugar para lugar, mas todos combinam práticas aeróbicas e locais (estas, importantes para queimar gorduras localizadas). Em alguns locais, são acrescentados exercícios funcionais, que usam equipamentos como a bola suíça e o step. Em outros, aparelhos hidráulicos, para diminuir o risco de lesões.

É indispensável um alongamento de cinco minutos, e mais cinco de aquecimento (na bicicleta ou na esteira). Os treinos só começam após esse cuidado inicial. Alternando atividades de musculação e aeróbica, o aluno pode perder até 400kcal. ;O que mais gosto desse método é a animação, o dinamismo e a motivação que ficamos para malhar;, revela a funcionária pública Luciana Gomes Ferreira, 29 anos, aluna há quatro meses. ;E também tem a vantagem de não ter homens te olhando toda hora;, brinca.

No caso do aparelhos hidráulicos, a ideia é simular a movimentação dentro da água. ;Quanto maior a velocidade, mais resistência o equipamento produz, e mais pesado o treino fica;, explica Karina Carrilho. Observar a frequência cardíaca ajuda a atingir os objetivos de cada um. A medida é simples: para fortalecer e ganhar massa muscular, o ideal é que a frequência durante o treino esteja entre 70% e 80% da capacidade total do coração. Para perda de peso, ela será de, ao menos, 60%. Aqueles com maior condicionamento físico se beneficiarão na faixa de 85%. É importante lembrar que para grávidas, alunas na terceira idade e portadoras de pressão alta, a meta é trabalhar na faixa de 50%.

Agradecimentos
Academia Isac Rocha
Academia Curves
Academia Countours

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação