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Bonito pra cachorro

Roupas, acessórios e tratamentos de beleza fazem parte do cotidiano de alguns animais pra lá de estilosos. Mas nada de exagerar e deixá-los desconfortáveis

postado em 06/11/2011 08:00

Roupas, acessórios e tratamentos de beleza fazem parte do cotidiano de alguns animais pra lá de estilosos. Mas nada de exagerar e deixá-los desconfortáveisModa e beleza não são exclusividade dos seres humanos. Alguns cachorros têm circulado bastante elegantes e despojados por aí. Grifes famosas, como Gucci e Ralph Lauren, colocaram a identidade das marcas em coleções especialmente desenvolvidas para os bichos. Os mimos ultrapassam a escolha de uma roupinha especial para as festas de fim de ano e os usuais banho e tosa. Os pet shops estão cada vez mais especializados e oferecem aos clientes hidratação de chocolate, chapinha, tintura, alisamento dos pelos e manicure. As araras das lojas estão repletas de modelos de roupa diferentes, como jaquetas jeans, vestidos de paetê, fantasias e até capa de chuva. Os itens, às vezes, são feitos por costureiras sob encomenda.

A loja da empresária Maria das Graças Souza, há 15 anos no ramo, tem o conceito de butique para animais. Para ela, o mais importante é oferecer aos clientes várias opções de serviço e ter novos itens nas prateleiras. ;Amo meu cachorro e gosto de cuidar bem dele e sei que muitos clientes pensam como eu. Por isso, sempre vou a feiras nacionais e internacionais. Lá, estão todas as novidades que posso trazer para os clientes;, explica.

As cadelas da raça lhasa apso Madonna Louise e Lola Maria toda semana passam horas no pet shop se arrumando. Tomam banho, escovam os dentes e combinam os laços da cabeça com a roupa. A dona, Sandra Zambudio, conta que o dono do pet shop é o personal stylist das companheiras. ;Ele as veste de acordo com cada ocasião e época do ano. No período de festa junina, coloca bandanas quadriculadas, por exemplo. Quando temos um jantar, ele põe vestidos mais sofisticados;, diverte-se.

Manoel Gomes David, personal stylist de Madonna e Lola, está há 30 anos no mercado e garante que o pet shop funciona como um salão de beleza. ;Há cinco anos ofereço serviços como hidratação, cauterização, tonalizante e chapinha. Todos os produtos e processos são específicos para o pelo do cachorro. Assim como nos salões de beleza, os dias mais cheios são quinta, sexta e sábado.; Ele recomenda que os cães mais inquietos e estressados sejam levados ao pet shop nos dias mais vazios.

Brasileiro fashion
O Brasil está entre os três primeiros colocados no mercado pet mundial, mas do total de serviços e produtos oferecidos, apenas 8% são voltados para equipamentos e acessórios, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet). Após dois anos de pesquisa nesse mercado, empresários brasileiros trouxeram para o país o Pet Fashion Week, um dos maiores eventos voltado para o mercado de animais de estimação. Criado há mais de cinco anos, é realizado anualmente em Nova York e, a cada dois anos, em Tóquio. O PFW teve a primeira edição brasileira em abril de 2010, com espaços para apresentação de produtos e até desfiles de moda.

De acordo com Marcelo Goulart , diretor de projetos especiais da Aktuell, empresa responsável pelo PFW no Brasil, o mercado de acessórios no Brasil ainda tem muito a crescer. ;O mercado precisa se organizar para expandir. Fora do país, encontramos acessórios variados em supermercados, por exemplo. No Brasil, precisamos ir a lojas especializadas para conseguir produtos um pouco mais diferenciados.;

Goulart explica que a proposta do Pet Fashion Week é apresentar aos consumidores e às empresas especializadas uma seleção especial de marcas e propiciar negócios bem fundamentados e lucrativos na área de acessórios. ;Colocamos no evento uma identidade brasileira, selecionando excelentes marcas nacionais, mas com a preocupação de trazer do exterior algumas novidades para o mercado nacional, ainda pequeno e pouco diversificado;, finaliza Marcelo Goulart.

Uma longa história
As primeiras roupinhas foram desenvolvidas para proteger os cães em tempos de guerra, por volta do ano 520 d.C. Nos séculos 17 e 18, os cachorros das famílias reais e das aristocracias ostentavam luxuosas coleiras de ouro e prata. No século 20, algumas marcas famosas passaram a incorporar, às coleções, peças especialmente desenhadas para os cães. Hoje, em pleno século 21, os bichinhos estão mais fashion do que nunca, com direito a coleiras em cristais Swarovski, roupas Ralph Lauren, unhas feitas e tintura nos pelos.

Respeito é bom e eles gostam
Embelezar o cachorro é, obviamente, uma vaidade do dono. Por isso, tome alguns cuidados ao vestir e submeter o animal a processos de beleza:
Vestuário
Roupas, acessórios e tratamentos de beleza fazem parte do cotidiano de alguns animais pra lá de estilosos. Mas nada de exagerar e deixá-los desconfortáveisCompre roupas com tecidos confortáveis.
Tome cuidado com partes da roupa que podem se soltar ou acessórios que podem ser engolidos.
Mantenha as roupas sempre limpas. Lave-as com produtos antialérgicos.
Escolha o tamanho certo para o peso e o porte do cachorro. Roupas muito grandes podem fazer o animal tropeçar, e roupas muito pequenas restringem os movimentos e podem dificultar a respiração.

Produtos de beleza
Roupas, acessórios e tratamentos de beleza fazem parte do cotidiano de alguns animais pra lá de estilosos. Mas nada de exagerar e deixá-los desconfortáveisProcure profissionais especializados, evite manusear produtos de hidratação e tintura em casa.
Certifique-se de que todos os produtos e processos são específicos para cachorros .
Fique atento ao aquecimento excessivo de chapinhas. O pelo dos cachorros é mais fino que o cabelo dos seres humanos, por isso a chapinha precisa ter baixa voltagem.
Pense bem antes de pintar o pelo do cachorro com cores extravagantes, o ideal é apenas reforçar o brilho e a cor natural do pelo.

Agradecimentos : Di Petti e Pet Dog;s

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