Revista

A questão Papai Noel

Como lidar com as fantasias da garotada com relação ao bom velhinho e suas promessas de presentes

postado em 18/12/2011 08:00

Os irmãos Nina e Lucas Merson aguardam, com ansiedade, a chegada do presente. Ela, porém, já começa a questionar a existência de Noel

O pai de três filhos se vestia de Papai Noel todo o 24 de dezembro. Naquele ano ; 1989 ;, o filho mais velho, com seus 10 anos de idade, já sabia que aquele era o pai disfarçado. Após a ceia, avisou a criançada que o carro de um colega enguiçara, pediu licença e falou que voltava em, no máximo, 30 minutos. Dez minutos depois, toca o sino. Os três correm para a sala e, mesmo eufóricos, ficam tímidos perante a figura: um Papai Noel simpático, um tanto quanto bronzeado e magro se comparado ao dos comerciais de tevê. Papai Noel distribuiu os brinquedos e pediu, com uma voz engraçada, pro tal filho mais velho bater uma foto. O garoto, malandro, começou a fazer gracinhas com a máquina em mãos, até que o bom velhinho perdeu a paciência. ;Déquinho!”, repreendeu, chamando o guri pelo apelido. Os dois filhos mais novos arregalaram os olhos e se entreolham, pasmos. Naquele momento, Papai Noel deixou de existir.

A história pertence à memória da repórter que vos escreve. Certamente, muita gente se lembra do momento em que a lenda do Natal se tornou história da carochinha. Desilusão sem traumas, inerente à infância, dizem. O drama é mais para os pais: como administrar o mito natalino? Cada família, uma sentença. Na casa do economista e escritor Alexandre Lobão, 42 anos, o assunto surgiu quando a filha, na época com 6 anos, perguntou ao pai se o Papai Noel realmente existia, no meio da arrumação da árvore de Natal. Alexandre, pego de surpresa, não esperava que o questionamento viesse tão cedo e lançou mão de uma história inventada ali, naquele exato momento. ;Bolei na hora uma história que contasse que, de fato, Papai Noel não existia, mas sem tirar a magia do Natal;, lembra.

A história incluía o velho Nicolau muito debilitado, e que, num certo Natal, não pôde mais distribuir presentes. Daí os pais das crianças foram até a casa do velho lenhador saber o porquê de as crianças não terem recebidos suas lembrancinhas naquele ano. Eles percebem que o bom velhinho foi dessa pra uma melhor e assumem a função dele. Juntos, todos os pais se tornam o Papai Noel. Tudo isso passando pela história de Jesus, de culturas distantes, da magia dessa data. A menina adorou a história e, anos depois, Alexandre decidiu passá-la para o papel.

O conto virou o livro A verdadeira história de Papai Noel (Franco Editora), que ajuda pais a enfrentar a questão. Para a família de Alexandre, o trenó cruzando o céu continuava sendo o do bom e velho Nicolau, que morava no céu, e gostava de cruzar as nuvens nas noites de Natal. A filha do escritor, depois da história, disse ao pai que viu o trenó pela janela. O assunto, que tinha tudo para ser complicado, fluiu tranquilamente, sem que a data perdesse o encanto.

A hora certa
Na casa da família Merson, por exemplo, as dúvidas já começaram a aparecer. Nos pais e na filha mais velha. Nina Merson, 10 anos, soltou pela primeira vez, este ano, o questionamento para a mãe: ;Papai Noel existe mesmo?;. A mãe retrucou: ;O que você acha?;. ;Não tenho certeza;, disse a menina. No dia seguinte, Nina já estava às voltas com a lista de presente que escolheria para escrever na cartinha que mandará ao Polo Norte. A pulga atrás da orelha, porém, continuou, e Nina propôs ao pai, o engenheiro Paulo Merson, 41 anos, que eles deixassem uma câmera de vídeo ligada na sala, durante a madrugada de Natal, para que pudessem flagrar a chegada dos presentes.

Os pais de Nina e do irmão Luca, de 6 anos, são daqueles que montam árvore de Natal, incentivam os filhos a escrever cartinhas para Noel, colocam caneca com leite quente e biscoito na mesa no dia 24, para que o bom velhinho tenha o que lanchar na hora da entrega dos mimos. Todos os anos, assistem ao filme Expresso polar e fazem questão de preservar o encanto do Natal pelo tempo que conseguirem. Precavido, Paulo comprou o livro de Alexandre Lobão, se for o caso de usá-lo. ;Prefiro que ela perceba e converse com a gente, do que eu simplesmente contar.;

Com a funcionária pública Carolina Lobo, 32 anos, a história foi diferente. Quando tinha 7 anos de idade, a mãe lhe contou sobre a inexistência do Papai Noel por livre e espontânea vontade, às vésperas do Natal. ;Minha mãe diz que foi me contar esperando que eu dissesse ;eu já sabia;, mas, na hora, ela disse que viu a decepção em meus olhos, que se encheram de lágrimas.; A mãe ficou tão desesperada que, para não estragar a noite, mudou o discurso, dizendo que o velhinho não existia ;mais;, e que, quando Carol era bebê, o havia conhecido e até puxado a sua barba. Para Carolina, a história consertada foi suficiente e virou uma bela memória de infância. ;No fim, quem ficou traumatizada foi a minha mãe, que teve que se virar nos 30 e inventar uma história. Direi às minhas duas filhas, se um dia me perguntarem, que existem vários Papais Noéis no mundo, nem sempre com a roupinha vermelha e barba branca, mas que fazem várias crianças pelo mundo felizes com suas boa ações;, diverte-se.

Outro relato sem traumas, mesmo que com certa desilusão, é a da assessora Carolina Andrade, 30. ;Todo Natal meu avô Mohamad se fantasiava de Papai Noel, de barba, óculos e botas. Naquele ano (eu tinha 6), senti a mesma felicidade gigante de quando o velhinho chegava com o saco e os presentes. Mas, desta vez, reconheci a bota que ele usava. Um coturno que eu já havia visto uns dias antes, na área de serviço da minha avó. A partir daí, minha cabeça ficou dividida entre a ansiedade em ganhar meu presente e a angústia em estar reconhecendo no Papai Noel o meu avô. Por um instante, pensei ;meu avô é o Papai Noel;, mas depois percebi que a barba era de mentira, que os óculos não tinham lente... Não fiquei triste, mas o cenário mudou completamente;, conta. Carolina guardou o segredo até toda a encenação terminar. Recebeu o presente, agradeceu ao Papai Noel e ficou observando os primos. ;No fim, fui ao ouvido da minha mãe e disse: ;O vovô ficou legal de Papai Noel, né?; Não contei para ninguém mais, mesmo com a sensação de que talvez fosse mais legal não ter descoberto a verdade.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação