Revista

Praticidade nas férias

Nos dias de descanso, nada de passar horas e horas na cozinha. Receitinhas rápidas, fáceis e gostosas garantem a (boa) alimentação da família

postado em 08/01/2012 08:00

Nos dias de descanso, nada de passar horas e horas na cozinha. Receitinhas rápidas, fáceis e gostosas garantem a (boa) alimentação da famíliaÉpoca de férias escolares acaba virando período de férias de muito adulto que quer passar mais tempo com os filhos ou mesmo aproveitar o verão longe do escritório. No embalo do clima de ralaxamento, a maioria foge do fogão e fica nos congelados, deliverys e restaurantes. E o jantar vira nuggets; o almoço, comida chinesa em caixinhas de papelão; e o café da manhã, pizza requentada da noite anterior. Mas como é início de ano e, provavelmente, ;deixar a preguiça de lado; está entre as resoluções de ano-novo, pedimos ajuda para quem entende tudo de comida prática, rápida, fresquinha e saborosa. A blogueira e mestre-cuca Tatiana Leonardo, do blog Panelaterapia, já ensinou a seus leitores mais de 2 mil receites, às quais 90% não levam mais de 30 minutinhos para ficar prontas. ;Você pode fazer comida fresca no tempo que leva para descongelar um prato no micro-ondas! Por exemplo: cozinhar uma massa, refogar brócolis no azeite e alho e juntar um bom parmesão leva menos de 30 minutos;, garante.

De acordo com Tatiana, o motivo de a gastronomia ter virado um hit da internet é exatamente esse. As pessoas fogem da complexidade dos livros de culinária e vão atrás da simplicidade das receitas da web. ;Eu publico receitas possíveis. Claro que de vez em quando tem algo mais sofisticado, mas no geral são receitas com ingredientes que geralmente temos em casa. Acho superpossível hoje você fazer um jantar com entrada, prato principal e sobremesa em menos de duas horas. A indústria alimentícia e de eletroportáteis facilita muito nossa vida. Você pode comprar, por exemplo, massa folhada pronta de ótima qualidade e fazer uma torta em meia hora. Se fosse preparar a massa, levaria mais de duas horas;, ensina.

Nem por isso você vai aposentar seu micro-ondas, ignorar os instantâneos nas prateleiras do supermercado ou desligar o congelador. Eles podem ser uma excelente carta na manga para uma receita bacana. Por exemplo, a lasanha aqui ensinada por Tatiana, que foi sucesso não só em sua casa, mas também entre as leitoras do blog, é feita com macarrão instantâneo preparado no microondas e depois levado ao forno. Não existem restrições. ;Eu acho que nas férias a gente pode liberar o consumo de algumas coisas que talvez não sejam os alimentos ideais para o dia a dia, mas são gostosos e quebram um galho quando a ideia é ter tempo para se divertir.; Na lista de Tatiana, entra mistura para bolos (aquelas de caixinha), sucos prontos, macarrão instantâneo, ingredientes para fazer sanduíches. ;Dá para preparar coisas gostosas em pouco tempo. Frutas como sobremesa são saudáveis, ótimas no verão;, completa.

Vale fuçar a internet, explorar sites e blogs de gastronomia e abrir a cabeça e o apetite para ideias simples testadas e aprovadas pela massa de apaixonados por comida, que colabora com a biblioteca de receitas imensurável existentes na web. Quem sabe, em alguma aventura na cozinha durante as férias, você não arrume sua própria receita para ensinar para quem também procura praticidade e comida boa numa só refeição.

Nos dias de descanso, nada de passar horas e horas na cozinha. Receitinhas rápidas, fáceis e gostosas garantem a (boa) alimentação da família
Ingredientes
200ml de água
1 lata de molho de tomate
2 pacotes de macarrão instantâneo
120g de presunto picado
120g de muçarela ralada
200ml de leite
1 colher de sopa de requeijão
1 colher de café rasa de sal
Um punhado de parmesão ralado
Papel alumínio

Como fazer
Misture 200ml de água com o molho de tomate e leve ao fogo ou micro-ondas por 1 minuto para aquecer.
Despeje metade desse molho em um refratário, separe as placas de 2 pacotinhos de macarrão instantâneo (cada macarrão são 2 placas) e acomode no refratário ou assadeira sobre o molho.
Despeje o restante sobre o macarrão. Cubra com presunto picado, em seguida muçarela ralada (cerca de 120g de cada).
Aqueça 200ml de leite e junte 1 colher generosa de requeijão cremoso e 1 colher (café) rasa de sal misturando bem até dissolver. Jogue por cima de tudo.
Polvilhe parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido em 200; por 25 minutos coberta com papel alumínio.
Retire o papel e leve ao forno novamente para dar uma ;secadinha; no molho e gratinar o queijo.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções.


Nos dias de descanso, nada de passar horas e horas na cozinha. Receitinhas rápidas, fáceis e gostosas garantem a (boa) alimentação da família

Ingredientes
2 latas de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
1 pote de iogurte natural
1 pacote de suco de morango

Como fazer
Bata tudo no liquidificador apenas para misturar e leve para o freezer ou congelador até endurecer.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 porções

Serviço
www.panelaterapia.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação