Revista

A monarquia em tempos modernos

Depois de passar por profundas transformações em 2011, a família real mais popular do mundo, a inglesa, promete um 2012 agitado. Até o Brasil está na mira, com a visita oficial do príncipe Harry, em março

postado em 05/02/2012 08:00

Depois de passar por profundas transformações em 2011, a família real mais popular do mundo, a inglesa, promete um 2012 agitado. Até o Brasil está na mira, com a visita oficial do príncipe Harry, em marçoA monarquia é uma das mais antigas formas de governo. Mas com o fim do czarismo na Rússia, as famílias reais perderam de vez o espaço político ; e, consequentemente, a influência social ; que lhes pertenciam há séculos. Sem poder, ao longo dos últimos 100 anos, eles só têm aparecido nos jornais por conta de escândalos pessoais. Mas, em pleno 2012, a história mudou. Ter uma coroa na cabeça deixou de ser antiquado e passou ser pop. Pode-se culpar o casamento de William e Kate e a nova geração das famílias pela volta por cima. O fato é: eles podem ter até pouca relevância política, mas voltaram a definir o comportamento mundial.

Para não perder espaço, já que não detêm o direito de tomar decisões estatais, tiveram que redefinir o papel da monarquia dentro dos países. Em uma sociedade que dá tanto valor às celebridades, a maioria das famílias reais assumiu a função de garota propaganda. Afinal, eles têm ;aval; para viverem no luxo, viajam o mundo promovendo o país, às vezes atuam como diplomatas e, geralmente, incentivam ações de caridade. A que melhor faz isso é a inglesa. Eles sempre souberam fazer acordos com a grande mídia. Principalmente para preservar a privacidade dos membros da família. A ação se intensificou após os vários escândalos envolvendo seu principal herdeiro, Charles, e a ex-mulher, Diana.

Com a morte de Diana, a aprovação popular da família real britânica despencou. Por isso, eles acabaram ficando mais reclusos. Até mesmo o enlace do príncipe Charles com Camila Parker-Bowles, em 2005, foi uma discreta cerimônia ; para os padrões reais. Só no ano passado, com o casamento do príncipe William, os ingleses voltaram a cair de amores pelos Windsor. Mas, dessa vez, o namoro foi bem mais sério. ;Eles viram que a renovação natural da família era o segredo para dar uma combustão à imagem deles;, analisou Roberto Coelho Filho, professor de comunicação da Universidade São Judas Thadeu.

Assim, eles exploraram o evento para dar a ideia de troca de geração. Junto com a cerimônia veio uma série de mudanças na instituição. Eles aceitaram, sem restrições, a primeira princesa plebeia; não exigiram a obrigatoriedade de que nascesse em berço anglicano; mudaram a lei para que, na eventualidade de o casal ter uma filha, a menina pudesse assumir o trono. ;São mudanças interessantes para dar o ar de moderno. Mas, ao mesmo tempo, não são grandes transformações estruturais, pois, desde o século 12, é uma forma de poder passado por descendência, e isso não vai mudar;, explica Coelho Filho.

Além disso, o casal quebrou protocolos. ;Eles foram sensíveis à demonstração excessiva de luxo em meio a uma crise econômica na Europa;, apontou Paulo de Assunção, professor da Universidade São Judas Thadeu. Em vez de colocarem flores na igreja, reutilizaram árvores já plantadas; saíram do Palácio de Buckingham em um carro conversível; convidaram para a festa principal apenas 300 convidados; escolheram uma igreja menor. Até o anel foi reaproveitado, e não comprado do designer inglês mais caro.

A questão agora é: essa nova imagem é construída ou os monarcas só estão se aproveitando de uma situação? ;É claro que não dá para se calcular tudo. Até porque o grande trunfo de Kate e William é o fato de o relacionamento dos dois ser tão verdadeiro. Mas a casa real inglesa sabe transformar o timing em marketing como ninguém;, acredita Coelho Filho.

Nos próximos 12 meses;
Se você acha que o casamento real causou uma comoção imensa, este ano o assunto vai voltar à tona em proporção igual ou maior. Em fevereiro, a rainha Elizabeth II comemora o Jubileu de Diamante. São 60 anos no poder, o que lhe garante o título da monarca que ficou mais tempo no trono inglês. Até a Rio%2b20 mudou o calendário por causa do jubileu, pois os chefes de Estado já tinham confirmado presença no evento na Inglaterra. As festividades começam em março. Para isso, a casa real inglesa vai usar os seus melhores garotos propagandas: príncipe Charles, sua mulher, Camila, príncipe William, Kate Middleton e o caçula, Harry. Os cinco vão fazer um tour por alguns dos países que fazem parte do reino britânico.
O príncipe Harry, em sua primeira viagem oficial sozinho, está escalado para representar a rainha nos países da comunidade localizados no Caribe. Mas vai estender a sua visita até o Brasil. A ideia é estreitar os laços dos dois países e incentivar o turismo de brasileiros para a Inglaterra em 2012. Além de visitar instituições de caridades locais, a Clarence House confirmou, por enquanto, a visita dele em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre 9 e 11 de março. Mas, por questão de segurança, o roteiro oficial só vai ser liberado no fim do mês. Depois, ele fica de férias no país até o dia 14. As comemorações do Jubileu culminam no fim de semana de 2 a 5 junho, com desfiles, shows e jantares. As festas terminam com as Olimpíadas, que começam em 27 de julho.

Esses dois grandes eventos vão fazer o mundo ficar de olho para os acontecimentos na Inglaterra. Por isso, começaram a circular boatos sobre a família real. Há quem diga que, para aproveitar o momento, o novo casal, William e Kate, anunciará uma gravidez. Logo depois, a rainha sairá do trono. Assim, ela poderá auxiliar o novo rei. Seja ele o filho Charles ou o neto William ; seja qual for o desejo de Elizabeth II. Já o Daily Mail, tabloide britânico, previu que o grande personagem dessa nova fase será Camila Parker-Bowels. Segundo a publicação, ela vem ganhando a simpatia dos ingleses depois de , por décadas, ser considerada a grande vilã do reino britânico. Com um humor sarcástico ; e sua amizade com Kate Middleton ;, ela tem diminuído a rejeição e ganhado espaço e aceitação popular para ser a futura rainha da Inglaterra.

Em Mônaco;
Depois de passar por profundas transformações em 2011, a família real mais popular do mundo, a inglesa, promete um 2012 agitado. Até o Brasil está na mira, com a visita oficial do príncipe Harry, em marçoNo ano passado, o príncipe de Mônaco Albert II se casou em uma conturbada cerimônia com a nadadadora Charlene Wittstock. Este ano, espera-se que ela fique grávida e dê o primeiro filho ;legítimo; do príncipe. Ele tem dois filhos fora do casamento e nenhum deles podem assumir o trono.

No Brasil;
Depois de passar por profundas transformações em 2011, a família real mais popular do mundo, a inglesa, promete um 2012 agitado. Até o Brasil está na mira, com a visita oficial do príncipe Harry, em marçoA princesa brasileira Paola de Orleans e Bragança vai se casar com o príncipe Constantin Czetwertynski, da Bélgica. A cerimônia ainda não tem data nem local confirmados. Mas será o mais próximo de um casamento real que o Brasil chegará.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação