Revista

Cai o pano

Mais que funcional, as cortinas se tornaram artigo indispensável na decoração

postado em 22/07/2012 08:00

Mais que funcional, as cortinas se tornaram artigo indispensável na decoraçãoElas vão além dos objetivos básicos de fornecer privacidade a casas e apartamentos e de controlar a incidência de luz nos ambientes internos. Hoje, não basta ser funcional, tem que ser um acessório que acrescente estilo à casa. Abertas ou fechadas, as cortinas dão um toque especial e pessoal ao ambiente. Podem refletir a personalidade dos donos da casa: serem modernas, clássicas, luxuosas. Fã assumida desse artigo de decoração, a arquiteta e designer Beatriz del Giudice compara: ;Uma casa sem cortina é como uma mulher sem maquiagem;.
As variações são muitas. Transparentes ou opacos, com cores vibrantes ou sóbrias, com ou sem texturas, os tecidos fazem toda a diferença e podem ser usados sozinhos ou em combinação com outros. ;O tecido clássico é o linho. Mas é possível usar também alguns sintéticos, que, com boa tecnologia, aproximam-se muito à fibra natural;, ensina Luciana Nóbrega, administradora de loja de acessórios para casa. Quanto à questão do tecido, Beatriz alerta: ;Alguns tecidos sintéticos não têm qualidade suficiente e acabam não dando um bom caimento;.
Mas nem todos se contentam com o clássico. De acordo com Luciana, é possível fazer cortinas até de camurça ou de couro. Não existe regra. Ela alerta, porém, para a importância de uma confecção de qualidade e para a adequação do material ao ambiente. A translucidez no acessório, que permita ver o lado de fora, é muito elegante, mas não é ideal para um home theater, por exemplo, que deve ser bem escuro. Nesse caso, ou coloca-se um black out por trás ou escolhe-se um pano mais escuro.

Mais que funcional, as cortinas se tornaram artigo indispensável na decoração Para produzir uma cortina, é necessária muita matemática. O cálculo da quantidade de tecido tem que ser muito bem-feito, de acordo com o espaço que se pretende cobrir. A cortina não pode ficar nem cheia de pano, nem pobre demais. Daí a necessidade de confecções personalizadas. A altura é outro fator no qual se deve prestar muita atenção. A cortina pode arrastar no chão, de acordo com o gosto, mas nunca ficar curta.
A escolha da cortina é muito individual. Na última mostra de decoração em que Luciana esteve, ela percebeu como uma forte tendência o uso de tecidos luxuosos, como o veludo. Beatriz del Giudice e Luciana Nóbrega, no entanto, concordam que nem sempre essas opções casam com o ambiente em questão ou com o gosto do cliente. A arquiteta e designer aponta o uso de cortinas claras, fluidas e de tecidos leves quando pretende-se criar um ambiente mais clean e moderno. Com a mesma decoração clean, uma cortina chamativa, com xale, contraste de cor, detalhes na barra e tudo a que se tem direito, pode criar um ponto de destaque interessante. Mas tudo trabalhado com cuidado.

Bonita por mais tempo

Mais que funcional, as cortinas se tornaram artigo indispensável na decoraçãoUm ponto que pesa contra as cortinas e a favor das persianas e afins é a pouca praticidade em relação às lavagens. Principalmente nessa época de seca e muita poeira, os panos se sujam muito mais facilmente. Como as lavagens diminuem a vida útil desse acessório, existem formas corretas para limpá-lo, hábitos que se deve evitar e aparelhos que podem ajudar a manter o tecido limpo ; principalmente em se tratando de tecidos naturais, muito mais frágeis, que encolhem e com o tempo cedem de novo. Para aqueles que querem praticidade acima de tudo, os tecido sintéticos são os ideais.

Apesar de muitos dizerem que as cortinas vestem as casas, elas não são roupas. Existem lavanderias especializadas em cortinas, nas quais elas são lavadas a seco e de maneira adequada ao tecido de que são fabricadas. De acordo com Leila, a escolha do tecido também pode facilitar a vida. Tecidos sintéticos exigem menos cuidados na lavagem, portanto, pode ser uma opção boa.

É importante evitar colocar a mãos nas cortinas o tempo todo, assim como manter crianças longe delas. Trilhos diferentes e práticos estão disponíveis para facilitar a vida: ;Há vários trilhos especiais, com cordinhas e carrinhos, que dispensam a necessidade de encostar nos tecidos para abrir e fechar as cortinas;, exemplifica Luciana.

Agradecimentos: Beatriz del Giudice Arquitetura e Interiores e Uma Casa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação