Revista

O que determina a silhueta?

Na hora de escolher qual exercício seguir, alguns fatores precisam ser levados em conta, entre eles, o biotipo de cada indivíduo

postado em 22/07/2012 08:00

Apesar de ter um biotipo magro, Cibele segue dieta saudável e pratica capoeira há mais de dois anos Cada pessoa tem uma constituição física ; o chamada biotipo. É reconhecendo as características dessa compleição que se chega ao treino ideal. O professor de educação física Rodrigo Andrade explica que existem três tipos básicos: o ectomorfo, o mesomorfo e o endomorfo (veja quadro). ;Além da identificação dos traços físicos da pessoa, alguns exames também são importantes para determinar o perfil. Temos que entender que, dependendo do biotipo, o resultado dos exercícios pode ser um pouco melhor, mas esse não é um fator determinante na eficácia da atividade;, ressalta.

A divisão em biotipos deve ser encarada apenas como uma orientação geral. ;Existem fatores como idade, restrições relacionadas à saúde, motivação para a atividade, objetivos e até as necessidades do praticante ; tudo isso é muito importante na escolha da atividade física;, enfatiza Sérgio Nunes, educador físico especializado em saúde e qualidade de vida.

A universitária Cibele Carmo, 21 anos, se considera dona de um biotipo privilegiado: ela tem dificuldade para ganhar gordura ; e massa muscular também. Ainda sim, não descuida dos exercícios e da boa alimentação. ;Acho que me alimento bem, não como carne vermelha, minhas refeições sempre contêm vegetais, adoro saladas;, enumera. Cibele é apaixonada por esportes e pratica capoeira há 2 anos e meio, além de correr duas vezes por semana. ;Tudo requer disciplina. Se não estou me exercitando bem, dou uma engordadinha de leve;, diz, modesta. Mas a genética é mesmo preponderante. ;Tenho o biotipo parecido com o do meu pai: magro, mas não muito, e alto;.
Já o personal trainer Rui Guilherme de Lima, 25 anos, tem o corpo bem definido. A predominância dos músculos, porém, não o livra das características do biotipo ectomorfo. ;Ao mesmo tempo que ganho músculo com facilidade, se paro de treinar ou relaxo na alimentação, perco peso com facilidade;, descreve. Ele faz musculação cinco vezes por semana ; treino de hipertrofia para aumento de massa muscular ;, conciliando com o treino de boxe chinês três vezes por semana. ;Acredito que a genética determina 50% dos resultados no treinamento. No meu caso, ela ajuda no ganho de massa muscular, aliado a um bom treino, uma boa alimentação e um bom descanso. Quando se conhece o corpo, os resultados surgem de forma mais rápida e segura;, ressalta.


QUAL É O SEU?
Todo indivíduo é uma combinação desses três tipos, mas, em geral, um deles se sobressai. Entenda as características de cada um:

Ectomorfo
- São pessoas mais magras, com pequena porcentagem de gordura.
- Podem ter o metabolismo mais acelerado.
- Geralmente, têm estrutura física mais alongada ; pernas e braços mais compridos ; que os demais e são, aparentemente, mais frágeis.
- Ainda que não tenham facilidade para engordar, os indivíduos com esse perfil dominante devem ter cuidado com a alimentação balanceada.
- Sob a orientação de um nutricionista, podem equilibrar o cardápio com a adição de carboidratos e proteínas.
- Atividades que proporcionam ganho de massa muscular, como musculação, podem ser uma opção.

Mesomorfo
- Porte físico mais esbelto e definido. Ombros largos, massa corporal bem distribuída.
- Esses indivíduos têm mais facilidade para ganhar massa muscular.
- Seguindo uma dieta nutricional adequada, podem perder gordura mais rápido que os demais.
- Uma boa opção para os treinos é procurar atividades que intercalem membros superiores e inferiores.


Endomorfo
- O corpo é mais arredondado, com acúmulo de gordura na região abdominal.
- Esse perfil acumula gordura com mais facilidade.
- Por isso, têm que regular melhor a alimentação que os demais.
- Estatura mais baixa, membros mais curtos.
- O metabolismo, geralmente, é mais lento.
- Devem adotar atividades aeróbicas, que proporcionem perda de gordura, e prestar atenção às articulações, que podem sofrer com a sobrecarga durante os exercícios.
- É importante entender que uma pessoa obesa não pertence, necessariamente, a esse biotipo, já que uma série de fatores deve ser levada em conta.

Fonte: Rodrigo Andrade e Sérgio Nunes.

Agradecimento:
Beribazu
Estação Ativa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação