Revista

A ordem é se cuidar

Muitos aproveitam o entusiasmo com o ano que se inicia para verificar a saúde. O checape ideal depende do sexo e da idade do paciente

Gláucia Chaves
postado em 06/01/2013 08:00
Início do ano, época de recomeçar. Ou, para muitos, hora de começar a cuidar da saúde. Antes de correr para se matricular na academia ou marcar horário com um nutricionista, contudo, é importante fazer um checape para verificar se está tudo em ordem. O conjunto de exames, segundo os médicos, é a melhor maneira para investigar doenças, por vezes, assintomáticas. É também uma poderosa arma na prevenção de enfermidades, das mais leves às crônicas. Após uma consulta clínica, o médico determina a melhor combinação de exames, que dependerá da idade, do sexo e do histórico familiar do indivíduo. Embora a bateria de testes seja, geralmente, personalizada, é possível listar os principais. Veja alguns deles e comece 2013 com a saúde em dia.

PARA TODOS
Hemograma: principal exame de triagem usado pelos médicos. Descobre possíveis anemias, baixa imunidade, alterações dos glóbulos brancos e vermelhos, infecções bacterianas e viróticas, alergias etc. Em mulheres e em idosos, a anemia é assintomática, daí a importância do exame.
Glicemia em jejum: o exame de sangue mostra a taxa de glicose no organismo. O indivíduo deve estar em jejum por, no mínimo, oito horas. É útil para detectar diabetes.
Lipidograma: faz a dosagem do colesterol total, do LDL, do HDL, do VLDL e dos triglicerídios. Ajuda no diagnóstico e no tratamento de disfunções metabólicas.
Enzimas Hepáticas TGO e TGP: avalia as enzimas produzidas pelo fígado. Detecta qualquer alteração hepática.
Dosagem de ureia e de creatinina: importantes para avaliar a função renal.
Dosagem de TSH: avalia o hormônio tireoidiano. O exame é capaz de detectar distúrbios na glândula, como hipo ou hipertireoidismo.
Exame de urina: necessário para verificar se há sangue, proteínas ou bactérias na urina. Detecta possíveis infecções urinárias.
Pressão arterial: recomendado ao menos uma vez por ano.

JOVENS (20 aos 35 anos)
Eletrocardiograma basal: indicado especialmente no caso de pacientes que pretendem começar uma atividade física. Feito para o diagnóstico de arritmias, isquemias e hipertrofias.
Teste ergométrico: conhecido também como teste de esforço, dá dados a respeito da capacidade aeróbica e do limiar de atividade física que o paciente está apto a realizar. Indica também com que intensidade o indivíduo pode treinar.
Sorologia para HIV e para as hepatites B e C.

HOMENS (após os 35 anos)
Doopler de carótida: homens nessa idade já estão na chamada "fase de risco". Nesse exame, é feita a avaliação do espessamento médio intimal. Em outras palavras: o médico vai medir a espessura da parede da artéria carótida. Esse e outros dados obtidos com a avaliação ajudam a encontrar as possibilidades de um evento cardiovascular no período de cinco anos.
Tomografia computadorizada: aqui, o objetivo é avaliar a quantidade de cálcio coronariano. É muito parecido com a tomografia do tórax e avalia os riscos para os próximos cinco anos.
Glicemia.
Hemograma completo.
Lipidograma.

HOMENS (após os 40 anos)
PSA: feito para a prevenção do câncer de próstata. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis de PSA, proteína liberada na circulação sanguínea tanto pelo tecido normal da próstata quanto pelas células malignas prostáticas.
Exame de toque retal: também usado para a prevenção do câncer de próstata. Nele, é possível avaliar as características da glândula, cujo inchaço pode indicar a presença de tumor.
Colonoscopia: se o paciente nunca teve câncer de intestino, é recomendado que o exame seja feito com intervalos de 5 a 10 anos. Caso ele já tenha tido a doença, o ideal é que a avaliação seja repetida a cada 3 ou 5 anos.

MULHERES
Papanicolau: feito para a prevenção do câncer de colo uterino. Deve ser feito, pelo menos, uma vez ao ano por três anos seguidos. Se os resultados forem negativos, o exame pode ser repetido com intervalos de três anos.
HPV (papilomavírus humano): detecta a presença do grupo de vírus papilomavírus, que pode causar verrugas na pele, nas regiões oral, anal e genital.

BEBÊS
Teste do pezinho: feito até o sétimo dia do nascimento, o exame detecta problemas no metabolismo, responsáveis por doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e doenças mentais.
Teste do olhinho: detecta retinoblastoma (tumor maligno), catarata e glaucoma congênito. Precisa ser feito em até dois dias após o nascimento da criança.
Teste da orelhinha: identifica deficiência auditiva. É feito nos primeiros três meses de vida.

PARA A PELE
O exame clínico completo da pele geralmente é solicitado ao dermatologista quando o paciente apresenta alguma queixa relacionada a lesões cutâneas, manchas ou pintas suspeitas.
Dermatoscopia: indicado para a revisão de pintas. Se houver suspeita de malignidade, é feita a remoção do tecido comprometido.
Em áreas de pele mais expostas ao sol, são procuradas lesões de carcinoma cutâneo e as lesões pré-cancerosas, que podem apresentar-se, inicialmente, como manchas vermelhas, ásperas, com alguma descamação ou como feridas que não cicatrizam.
Exame clínico e análise computadorizada facial: avalia a apresença de rugas de expressão, sulcos na face, manchas e envelhecimento precoce da pele, bem como o dano solar cumulativo. A partir desse estudo, avalia-se a necessidade de preenchimentos, de uso de toxina botulínica e de tratamentos a laser.

PARA OS DENTES
Exame clínico: importante para identificar cáries e lesões na cavidade bucal.
Raios x dos dentes: eficaz complemento ao exame clínico.
Profilaxia: limpeza dos dentes para a retirada de placa bacteriana e de tártaro.
Para pacientes com doenças periodontais, como gengivite ou perda óssea, é indicado um controle mais intenso, com checapes de três em três meses.

Agradecimentos:
Sandro Melim, hematologista do Laboratório Exame; Eduardo Tassi, cardiologista do Laboratório Exame; Cláudio Miguel Rufino, clínico-geral da Unifesp; Lídia Abdalla, superintendente técnica do Laboratório Sabin; Sandro Faria, médico do Hospital Albert Einstein e Vera Cruz; Cristiane Dal Magro, dermatologista; Wells Trigueiro, ortodontista da Orthos Odontologia; Gabrielle Rezende Franco, clínica-geral do Hospital Santa Luzia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação