Revista

Energias renovadas

Nada como o calorzinho leve e saudável de um caldo para redescobrir o prazer das coisas simples

postado em 13/01/2013 08:00

Nada como o calorzinho leve e saudável de um caldo para redescobrir o prazer das coisas simplesSe há uma coisa que o meu paladar refuta com todas as forças é macarrão instantâneo. Como todo bom universitário que viveu longe da família, essa ;iguaria; sempre esteve entre as formas mais práticas de matar a fome, ainda mais nesta época na qual pouca gente tem preocupação com o jantar. Velhos tempos que não quero ver de novo. Mesmo assim, ainda existe um jeito de conseguir saborear a invenção japonesa: basta que a minha avó resolva usar aqueles fios amarelos e duros para fazer uma bela sopa.

Com o toque dela ; que deixa qualquer comida gostosa ;, os três minutos podem se estender, os ingredientes aumentam de número, o sabor triplica e fica bem fácil esquecer que aquele macarrão seria servido numa salmoura. Eu, como um fã de sopas e caldos, sempre me impressionei com a capacidade dela em conseguir transformar algo que eu não aguento em um prato delicioso. Porque não basta apenas colocar legumes e sal numa panela. A realidade é outra.

Há mais de 20 anos trabalhando na cozinha ; principalmente em restaurantes de comida natural ;, o cozinheiro Benevaldo Alves de Jesus, do restaurante Green;s, diz que os caldos não devem ser subestimados. ;De fato, eles não são difíceis de fazer, mas não é qualquer um que consegue. Existem várias formas de preparação e é preciso manter o sabor de todos os ingredientes.; Conversei com o Bené, como é chamado, procurando receitas que, além de saborosas, pudessem ajudar a desintoxicar nossos corpos, ainda cheios de peru, lombo e chester natalinos.

A versatilidade dos ensopados permite incluir peixe, frango, além de legumes e verduras. ;Claro que nem tudo a gente coloca de uma vez, até porque não queremos deixar o prato pesado. Mas, sabendo escolher bem, a sopa pode, sim, ser uma refeição completa;, garante Bené. Ele começou a trabalhar com alimentação como saladeiro. Isso lhe ensinou a seleção e o ponto de cada item, garantindo a qualidade da refeição.

;Sempre observei o trabalho do chef, o que ele fazia, os temperos que usava. Chegou ao ponto que me tornei auxiliar e isso me fez ganhar ainda mais experiência. Então, o passo seguinte foi me tornar cozinheiro. Eu já esperava por isso;, fala, confiante. Para Bené, trabalhar com produtos naturais exige um cuidado ainda maior, pois o cliente que os consome é mais exigente. ;Procuro ficar atento, sempre pesquisando novos ingredientes naturais que possam melhorar as sopas e os caldos.;

Nada como o calorzinho leve e saudável de um caldo para redescobrir o prazer das coisas simples
Ingredientes
200g de abóbora japonesa
1 dente de alho
1 cebola pequena
Sal a gosto
Azeite de oliva
Gengibre a gosto
100g de espinafre
10g de semente de chia

Modo de Fazer:
Cozinhe a abóbora e bata no liquidificador até formar um creme homogêneo. Em uma panela média, refogue o alho e a cebola no azeite de oliva até começarem a dourar. Acrescente o espinafre e o sal. Misture a abóbora, acrescente um pouco de água para a fervera, retire do fogo, deixe esfriar um pouco e acrescente a semente de chia.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções

Veja na edição impressa a receita da sopa desintoxicante de ervilha

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação