Revista

Chove, chuva

Você é daqueles que acham que o tempo chuvoso atrapalha qualquer diversão? A Revista preparou um guia com sugestões para todos os gostos e todas as idades

postado em 03/02/2013 08:00

Durante a semana, pingos de chuva deverão bater constantemente à janela, orquestrando uma trilha sonora preguiçosa. Logo virá a vontade de dormir uma hora a mais. E ficar enrolado no edredon com aquele livro esquecido no criado-mudo, desde o ano passado, vai parecer uma boa pedida. Sair da cama, nem pensar. Só se for para fazer um balde de pipoca e assistir a um filme água com açúcar na televisão. Mas essa programação não é a única opção para o chuvoso verão brasiliense. Que tal trocar pantufas por galochas e se aventurar pela cidade? É possível curtir esses dias frios e úmidos com um certo charme. Para isso, a Revista sugere uma programação especial. Então, pegue o guarda-chuva e embarque nessa. Ou fique em casa e curta o lar, mas em grande estilo.

Você é daqueles que acham que o tempo chuvoso atrapalha qualquer diversão? A Revista preparou um guia com sugestões para todos os gostos e todas as idadesUm charmoso cantinho para ler na companhia de um fumegante café. Assim é o Ernesto Cafés Especiais (115 Sul). No cardápio, além dos selecionados grãos, torrados e moídos no próprio estabelecimento, há opções de chá, chocolate quente e sucos para acompanhar doces e salgados do menu. Se lhe apetecer, vale experimentar uma taça de vinho acompanhada por um creme de abóbora. O Ernesto Café ainda conta com uma parte superior, recém-inaugurada. Com mesas, cadeiras e prateleiras para volumes de poesia, ficção, jogos de criança e mimos de decoração, a livraria do Desassossego faz uma reverência ao poeta lusitano Fernando Pessoa e acompanha a mesma bossa do piso térreo.


Entre bordados e prosa
Nunca é tarde para manipular uma agulha e uma linha. Essa é a proposta das costureiras Viviane e Maila Basile. Juntas, Viviane e sua cunhada decidiram tirar do papel, há quatro meses, uma divertida oficina de costura. Para quem tem pouco tempo e muita vontade de aprender essa atividade tão praticada pelas avós, o Ateliê Basile (na QI 21 do Lago Sul) se propõe a uma manhã de conversa, lanches e aula pontual. Sentadas em um mesa redonda, com máquinas de costura individuais, meninas de 10 a 80 anos saem felizes com o resultado. Voilà! Nas mãos, uma nécessaire, um jogo americano ou mesmo uma bermudinha e um babador de bebê para o enxoval. "Coisas que mães e avós sabiam e que nós não aprendemos. Por isso, nosso público é formado por mocinhas que querem ficar prendadas", brinca Viviane. As oficinas ocorrem das 9h às 14h e custam R$ 160. Também não é necessária nenhuma experiência prévia com a máquina de costura.


Você é daqueles que acham que o tempo chuvoso atrapalha qualquer diversão? A Revista preparou um guia com sugestões para todos os gostos e todas as idadesUm caldo nestes dias chuvosos e frios é como "um carinho no estômago", define a chef Renata Carvalho, do restaurante Loca como tu madre (306 Sul). Convidada pela Revista para criar um caldo, a chef se inspirou nos sabores da infância. Especialista em guisados, molhos e caldos, logo pensou em uma releitura do popular caldo verde. Sua versão, no entanto, é ainda mais verde que a original. Até mesmo porque Renata escolheu ingredientes diferentes da receita tradicional. Um caldo de brócolis e aspargos, coberto por parmesão maçaricado e um crocante do chip de parma é servido em uma panhoca. Hum; Para acompanhar, a chef sugere um vinho branco, que harmoniza e esquenta. Anote a receita:


Creme verde Loca como tu madre
Ingredientes
200g de brócolis americano cozido
200g de aspargos frescos cozido
2 lâminas de presunto parma
1 colher de manteiga
80ml de creme de leite fresco
Sal
Pimenta-do-reino
1 folha de sálvia
Alho
Cebola
1 panhoca média

Modo de preparar
Refogue o brócolis, os aspargos, a cebola, o alho e a sálvia em uma panela de fundo triplo ou em uma panela mais grossa que você tenha em casa. Acrescente 400 ml de caldo de legumes preparado em casa ou dissolva 1/2 tablete em 400ml de água. Deixe ferver e, em seguida, processe com um mixer ou bata no liquidificador. Volte para a panela. Fogo baixo, acrescente o creme de leite, acerte o sal e a pimenta e reserve. Retire o miolo da panhoca, de modo que esta se torne uma cumbuca. Despeje o caldo, salpique parmesão e massarique o queijo. Sirva o caldo acompanhado do chips de parma e azeite à vontade. A porção serve duas pessoas.

Dica da chef: Para fazer com que o presunto parma fique crocante, coloque-o de um a dois minutos no micro-ondas. Para conseguir um cozimento perfeito das verduras verdes sem perda da coloração, use 30g de sal para cada litro de água.


Um doce de cinema
Na Cristina Barros Pâtisserie, estão em cartaz películas com sabor de chocolate, frutas vermelhas e outros ingredientes de dar água na boca. Os clientes pedem por Sabor da paixão (à base de pão de ló com especiarias), Vatel, um banquete para o rei (ganache de champanhe e musse de chocolate branco), entre outras deliciosas produções cinematográficas. Para as crianças, o sucesso são os brigadeiros de chocolate amargo e uma invenção da confeiteira: musses de chocolate no palito. A próxima sobremesa a entrar em cartaz atende aos apelos de quem tem intolerância a lactose e glúten. Quer sugerir o nome desse filme? Passa lá no subsolo da 103 do Sudoeste.


Dois pra lá, dois pra cá
Nunca é tarde para aprender a dançar. Neste período, então, a oportunidade encanta homens e mulheres que costumam reclamar de pisar no pé do parceiro ou da parceira em uma pista de dança. Que tal, então, escolher uma modalidade e dar o primeiro passo? Na academia de dança Juliana Castro (508 Sul), tem aulas de balé, jazz, sapateado, sexy dance (coreografias no estilo Beyoncé e Lady Gaga), salsa, tango e street dance. Neste mês, outra modalidade entrou em cena. Batizada de Divas Dance, o estilo promete agitar a vida de jovens de 50 a 80 anos. As aulas ministradas pela professora Laura Tonini têm uma seleção especial de música para todos os gostos. Sucessos dos anos 1960 ao dias de hoje entram na playlist para que as alunas "soltem suas feras".

Leia esta reportagem na íntegra na edição n;403 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação