Revista

Bons companheiros

Alguns cães acompanham os donos em diversas atividades. Escolha uma que vocês possam fazer juntos

postado em 17/02/2013 08:00

Alguns cães acompanham os donos em diversas atividades. Escolha uma que vocês possam fazer juntosA relação instintiva entre animal e humanos é conhecida há milênios. A troca afetiva deixou de ser apenas uma demonstração de carinho para se tornar um gesto de companheirismo. Alguns andam de bicicleta, outros de caiaque e até tem gente que lê para os animais de estimação. As atividades podem ser uma boa maneira de aumentar a confiança e melhorar a relação entre animal e dono. Especialistas recomendam aos donos pelo menos uma hora por dia dedicada somente ao pet.

A professora Kátia Garcia anda de bicicleta com Susi nas costas desde que ela era filhote. A cachorrinha da raça dachshund foi presente de um colega de trabalho, e já "pedala" há quatro anos. "Coloco a Susi na mochila e vamos para onde quisermos", diz Kátia. Para ela, o ciclismo e a interação com a melhor amiga fazem relaxar. "Dou aula em um presídio, é estressante. Quando estou de bike com Susi, relaxo, e as pessoas na rua também abrem o sorriso." Além de andar de bicicleta, a professora caminha e corre com a cadela. Os lugares indicados por Kátia são o Eixão, o Parque da Cidade e a ciclovia da Asa Norte.

Não é só Kátia que pedala pelas ruas de Brasília com o cachorro na mochila. Muitos já viram pelo Eixão, aos domingos., um rapaz andando com três cães numa mesma bicicleta. O professor de inglês, que gosta de ser conhecido apenas como Craig , é britânico e dono dos três animais. A prática começou quando uma de suas cadelas corria atrás da bicicleta e se cansou, ele, então, a colocou em cima do guidom. A cachorrinha gostou do vento na cara e não abandonou mais o ciclismo. "Depois, os outros cachorros começaram a correr atrás da bicicleta, querendo o mesmo. Eles ficam felizes, adoram", conta Craig. Ele explica que existem muitos que fazem o mesmo. A prática já virou até página no Facebook: Dogs on Bikes. Além do ciclismo, Craig leva os cachorros para darem uma volta de caiaque no Lago Paranoá. "O que mais gosto é de deixar meus animais felizes, mas também de ver a reação de surpresa das pessoas", diz.

Outros donos são adeptos de atividades mais "intelectuais". A publicitária Renata Matias lê para Luci Maria, cadelinha da raça lhasa apso, desde que ela era pequena. "Não tinha tempo para brincar com ela, então arrumei essa maneira de interagir", diz Renata. Ela conta que a Luci Maria fica irritada quando está entediada, mas basta Renata começar a ler para a amiga se acalmar ; a cachorrinha não sai do lugar enquanto a publicitária não termina a leitura. "Normalmente, leio coisas que me interessam, e parece que Luci Maria gosta."

Leia esta matéria na íntegra na edição n; 405 da Revista doCorreio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação