Revista

Não é só peixe cru

Ficar no sushi é um pecado quando a culinária japonesa tem tantos sabores incríveis a oferecer

postado em 07/07/2013 08:00

Jamais vou esquecer a primeira vez em que comi sushi. Num restaurante em Fortaleza, uma amiga me perguntou se eu queria provar a iguaria nipônica que, até então, como o caviar, nunca tinha visto ou comido, só ouvido falar. Duas peças depois, a desistência. O prato frio era estranho ao meu paladar até então dominado pelos temperos nordestinos. O cru ainda assustava e o shoyu fora colocado por mim de forma exagerada. Mas, tenho uma regra na vida: testo qualquer coisa três vezes antes de ter certeza de que não gosto.

Ainda bem que assim o faço, porque, já da segunda tentativa, a culinária japonesa entrou de vez para minha rotina. E é sempre bom descobrir que ela vai muito além do peixe em cima do arroz. Rosa Seika Nukui Takematsu leva a sério essa ideia de mostrar que existe bem mais na comida japonesa que o sushi e o yakisoba. À frente da culinária do 2; Festival do Japão, que ocorre até hoje no Autódromo Internacional de Brasília, ela mostra que os temperos não se restringem ao teryaki e que, entre nomes complicados, há delícias que precisam ser descobertas.

"Os temperos dos pratos são diferentes do que o brasileiro está acostumado. Aqui, se usa mais sal. Lá, os pratos são mais adocicados ou quase sem tempero. O takoyaki daqui leva mais sal e mais shoyu. Lá, a massa nem sal leva", explica Rosa. Além do takoyaki, nomes como somen, sobá, udon, okonomyaki, lamen, karê, oniguiri e kakigori passam pelo cardápio. Todos em receitas que ela aprendeu desde criança, ainda no Brasil, e também no Japão, onde já morou.

"Há muito da culinária japonesa que não é conhecido, principalmente em Brasília. Há, por exemplo, diversos tipos de macarrão. O somen é servido gelado. Lá no Japão, eles o preparam colocando na água e no gelo e, depois, em uma corrente de bambu, no qual as pessoas vão degustando quando ele passa, pegando com o hashi", explica. Rosa acredita que a aparência do sushi contribuiu muito para torná-lo popular em nosso país. "Mas quem se acostuma e gosta do sushi deveria procurar outros tipos de alimentos da culinária japonesa", aconselha.

Serviço:
2; Festival do Japão
Local: Autódromo Internacional de Brasília
Hoje, das 8h às 18h
Entrada franca
Livre para todos os públicos

Ficar no sushi é um pecado quando a culinária japonesa tem tantos sabores incríveis a oferecer
Ingredientes da massa
120g de farinha de trigo
30g de amido de milho
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal
450ml de água
Hondashi a gosto (tempero à base de peixe)
2 ovos
1 colher de sobremesa de shoyu

Recheio
200g de polvo cozido
Cebolinha picada
Gengibre vermelho em conserva a gosto

Molho
Takoyaki souce
Maionese
Katsuo bushi ralado

Modo de preparo
Coloque a massa na chapa de takoyaki (à venda em casas especializadas) e acrescente os recheios por cima, rolando-os com um palito quando os bolinhos dourarem. Ajeite os bolinhos prontos em uma travessa e regue com o molho. Decore com gengibre e cebolinha. Observação: depois de girar os bolinhos, coloque mais um pouco de massa.

Rendimento: 15 bolinhos
Tempo de preparo: 15 minutos

Ficar no sushi é um pecado quando a culinária japonesa tem tantos sabores incríveis a oferecer
Ingredientes
4 ovos
2 litros de água
1/2 colher (sopa) de caldo de peixe
1 caldo de galinha (1 cubo)
1/2 xícara (chá) de molho de soja tradicional
1 colher (sopa) de gengibre em conserva (espremido e picado)
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
500g de macarrão udon (pré-cozido)
1 pacote de kamaboko (massa de peixe cozida) em fatias
1 xícara (chá) de cebolihna (fatias finas)
4 abura-ague (tofu frito)

Modo de preparo
Escalde o abura-ague e corte em fatias. Em uma tigela, bata os ovos com uma pitada de sal e faça uma omelete em uma frigideira de 20cm de diâmetro. Espere esfriar e fatie a omelete em tiras finas. Reserve. Em um caldeirão, ferva os 2 litros de água, acrescente o caldo de peixe, o caldo de galinha, o óleo, o molho de soja e o gengibre. Deixe ferver por aproximadamente 7 minutos. Passe o macarrão rapidamente em água fervendo, escorra, divida em 5 tigelas próprias para sopa udon. Coloque por cima do macarrão a omelete, o tikuwa cortado, o abura-ague e a cebolinha. Despeje o caldo e sirva em seguida.

Dica
O macarrão udon é aquele que não contém ovo na sua fabricação. É encontrado nas casas de produtos naturais, bem como os outros ingredientes. Se souber fazer tempurá (empanado de legumes), você poderá acrescentar ao seu udon, fica muito saboroso. Para finalizar, tempere a sopa com mais molho de soja e pimenta-do-reino moída.

Rendimento: 5 tigelas
Tempo de preparo: 1 hora (em média)

Leia a receita do Okonomiyaki na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação