Revista

Sabores do além-mar

De 13 a 19 de maio, a culinária de diversos países europeus poderá ser conhecida mais de perto durante um festival gastronômico em Brasília

postado em 11/05/2014 08:00

O prazer de conhecer a culinária de um país passa também pela capacidade de reconhecermos sabores que nos trazem lembranças de casa quando comemos. Mesmo que eu seja totalmente a favor de provar o que é desconhecido ; afinal, se não fosse assim, comeria frango todos os dias ;, em todas as novidades que experimento, busco reconhecer algo brasileiro, seja nos temperos, seja nos ingredientes usados.

Tendo nosso país uma influência que vem dos mais diversos lugares, não é de se espantar quando um prato vindo lá do outro lado do mundo remete aos sabores que já estamos acostumados num restaurante tipicamente tupiniquim.

A restauratrice Natividade Pires, do restaurante Dali Camões, não só procura reconhecer nos pratos brasileiros os itens que se acostumou a encontrar no seu país de origem, Portugal. Como boa cozinheira, ela também gosta de se desafiar com as receitas tradicionais do lugar onde está para tentar repeti-las e, depois disso, criar sua própria versão. "Conheci muitos pratos brasileiros que eu não sabia como cozinhar. Por exemplo, a rabada, que não fazemos em Portugal. A primeira deu errado, porque é assim que a gente começa. Mas com os produtos que o Brasil oferece e os temperos que normalmente uso nos pratos que faço, consegui fazer e ficou ótima."

As suas influências portuguesas e, agora, brasileiras estão sendo somadas a outras de mais 27 países durante a Semana Gastronômica ; Sabores da Europa. Entre 13 e 19 de maio, serão oferecidos 28 pratos típicos de países do Velho Continente, desde os mais conhecidos, como França, Espanha e Itália, até nações do Leste Europeu, como Lituânia, Bulgária e Eslováquia. De acordo com Natividade, todas as receitas escolhidas são clássicas do país de origem, tanto que várias delas foram oferecidas pelas embaixadas.

Serviço
Semana Gastronômica ; Sabores da Europa
Entre 13 e 19 de maio
Onde: Restaurante Dali Camões
Endereço: SHS Quadra 6, Bloco B, 1; Andar, Complexo Brasil 21
Valor: R$ 95 (sem taxas de serviço e bebidas)
Programação completa: semanadaeuropa.org.br

De 13 a 19 de maio, a culinária de diversos países europeus poderá ser conhecida mais de perto durante um festival gastronômico em Brasília

Ingredientes
3 tabletes de caldo de frango
200g de lentilhas desidratadas
30g de cebola
50g de cenoura
Sal a gosto
Ervas picadas a gosto
30g de alho

Modo de preparo
Coloque as lentilhas de molho na água. Corte a carne defumada à Juliane. Descasque e pique a cebola. Corte a cenoura em cubos. Esquente a carne defumada com a cebola e as cenouras no fundo da panela. Acrescente a água e as lentilhas pré-ensopadas à panela. Ferva a sopa em fogo brando até estar pronta. Remova a espuma da sopa enquanto ferver. Ajuste os temperos e adorne com ervas.

Tempo de preparo: 45 minutos.
Rendimento: 2 porções.

Leia a íntegra da matéria e a receita , vinda da República Tcheca, do Filé ao molho de svícková com knedlík de pão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação