Revista

Uma seleção gastronômica

Jogo de futebol pede um bom petisco, mas cuidado para não se empolgar demais com o escrete Canarinho e chutar a dieta para longe

postado em 25/05/2014 08:00

Os brasileiros ainda estão com sentimentos divididos, mas é fato que vai ter Copa do Mundo. E, apesar das discussões sobre os ônus e bônus que a realização do campeonato tem trazido ao país, acredito que a maioria da população vai abraçar o espírito futebolístico e ficar ligada nos lances que vão definir se seremos heptacampeões ou não ; sem perder o olhar crítico sobre tudo o que foi feito nesse período. E, discutindo política ou futebol durante os jogos, ninguém vai deixar de querer um bom petisco para acompanhar as partidas.

William Martins, do Mercado 153, diz que a rede prepara uma lista de comidinhas rápidas inspiradas nos países que disputam a taça. Além disso, a estrutura do bar será reforçada, de modo a não faltar televisores, garçons e cerveja durante o Mundial. "Mas apostamos mesmo no pratos que costumamos oferecer, como a linguiça recheada com provolone e a carne de sol com queijo coalho", conta.

A farra vai ser boa, mas não precisamos perder a compostura, né? O pessoal do Vigilantes do Peso pensou nisso e lançou o Bolão de Receitas: um guia com aperitivos lights para quem quer ficar verde, amarelo e sem fome, respeitando a dieta. De acordo com a nutricionista Renata Migueis, as dicas foram idealizadas de olho na festa esportiva e nos eventuais exageros gastronômicos.

"Normalmente, essas comemorações envolvem bebida alcoólica e comida ; fica mais difícil resistir às tentações que envolvem um evento social. A pessoa pode se sentir na obrigação de comer e beber para conseguir socializar." Além desses excessos baseados na data, ainda é preciso lembrar que a Copa dura muitos dias. Por isso, os erros são repetidos. Os mais comuns? "Ingerir pouca água, beber muita cerveja e ficar longos períodos sem fazer uma refeição completa, apenas ;beliscando; ; em geral, alimentos ricos em gordura e não saudáveis." A nutricionista explica que uma boa tática para fazer com que todos comam daquele prato menos calórico é apresentá-lo aos amigos.

Jogo de futebol pede um bom petisco, mas cuidado para não se empolgar demais com o escrete Canarinho e chutar a dieta para longe
Ingredientes
2 batatas grandes com casca
1 colher de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de chá de sal grosso
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
2 colheres de sopa de parmesão ralado

Modo de preparo
Corte cada batata em 16 fatias. Preaqueça o forno a 200;C. Forre uma assadeira grande com papel-alumínio ou unte-a com óleo em spray. Coloque as batatas na assadeira, regue com o azeite e misture bem. Arrume-as em única camada e asse por 20 minutos. Retire as batatas do forno e tempere com metade do sal e metade da pimenta. Vire as fatias de batata, tempere com o restante do sal e da pimenta e arrume-as novamente em uma única camada. Asse por mais 20 minutos, até que as batatas estejam douradas. Retire-as do forno e salpique com queijo.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 55 minutos

Jogo de futebol pede um bom petisco, mas cuidado para não se empolgar demais com o escrete Canarinho e chutar a dieta para longe
Ingredientes
400g de carne de sol
80g de queijo coalho

Modo de preparo
Frite a carne de sol e o queijo coalho em frigideiras separadas. Para servir, ponha a carne em uma tigela e, por cima, coloque o queijo. Sirva acompanhado de vinagrete e farofa.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 1 porção

Serviço:
Mercado 153
Área externa do Brasília Shopping, ao lado da entrada de acesso às torres. Telefone: 3047-8680

Bolão de receitas dos Vigilantes do peso
http://www.vigilantesdopeso.com.br/receitas-especiais/ file/guia-copa.pdf

Leia na edição impress a íntegra da matéria e a receita da Caipiroska de limão e hortelã

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação