Revista

Tradição adaptada

Restaurante transforma os deliciosos e fartos pratos espanhóis em receitas que agradam ao paladar e à cultura do brasiliense

postado em 10/08/2014 08:00

Uma das características da cozinha espanhola é a fartura. Basta lembrar a famosa paella: ela vem sempre em uma panela enorme para garantir que toda a família possa comer à vontade. Uma das características dos clientes dos restaurantes do Brasil é não pagar além do que vai comer. Ou seja, quando saímos do restaurante, não gostamos de carregar quentinhas. Então, como agradar aos consumidores que adoram a boa gastronomia da Espanha, mas querem porções que os satisfaçam ainda na mesa?

O chef Luis Barcía Junior, do Barcía by La Plancha, conseguiu encontrar esse meio-termo. Ao reformular a casa, a filial brasiliense da marca carioca achou uma maneira de manter a tradição da terra de Cervantes e, ainda assim, adaptar-se ao gosto da capital. "Nos adequamos a todos. Os clientes que vêm aqui podem pedir uma paella que serve quatro pessoas, mas também há pratos individuais para quem quer uma experiência mais gourmet", explica Junior.

Assim, entradas, pratos principais e sobremesas podem ser mais bem acompanhados de um bom vinho, ao mesmo tempo em que as tradições do país são exploradas no cardápio, que ficou mais enxuto. "Mantivemos as opções mais famosas e criamos outras, com mais alternativas de carne, como o chuleton desossado e a paleta de cordeiro." Uma preocupação de Junior foi que a mudança não afastasse os antigos clientes. Afinal, a ideia não era uma reformulação total, mas uma adaptação ao que o brasiliense pede.

Restaurante transforma os deliciosos e fartos pratos espanhóis em receitas que agradam ao paladar e à cultura do brasiliense

Ingredientes
500g de feijão branco
200g de lagosta
200g de camarão VG (verdadeiramente grandes)
150g de camarão VM (verdadeiramente médios)
150g de lula
150g de polvo
150g de mexilhão
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
1 pimentão vermelho
1 cenoura grande
Azeite virgem
2 colheres de chá de vinagre de cidra
2 colheres de chá de colorau
2 colheres de chá de coentro em pó
Pimenta e sal a gosto
1 punhado de salsa fresca
1 punhado de coentro fresco
1 folha de louro

Modo de preparo
Demolhe o feijão durante a noite. Mude a água e cozinhe em lume brando com um pouco de azeite, sal e uma folha de louro. Este não pode ficar muito cozido, pois ainda terá algum tempo de cozimento na feijoada. Numa panela grande, refogue a cebola, os dentes de alho, o pimentão cortado em tiras finas e a cenoura em rodelas, usando o azeite e em fogo brando, até dourarem um pouco. Adicione o vinagre, o coentro em pó, o colorau, o sal e refogue mais um pouco. Junte a lula, o mexilhão, o camarão, a lagosta e o polvo com uma porção da água que cozinhou o feijão, o punhado de salsa fresca e a pimenta moída na hora. Deixe cozinhar e apurar até as lulas ficarem macias. Nessa altura, junte o feijão e corrija os temperos. Deixe apurar em fogo brando e, a aproximadamente dois minutos do fim do cozimento, coloque os camarões no tacho. Quando estiver bem apurado, desligue o bico do fogão e polvilhe com o coentro fresco. Deixe repousar por 10 minutos e sirva acompanhado de arroz de manteiga.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 40 minutos

Restaurante transforma os deliciosos e fartos pratos espanhóis em receitas que agradam ao paladar e à cultura do brasiliense

Ingredientes
1kg de polvo limpo
4 colheres de sopa de azeite de oliva
3 xícaras de chá de cebola fatiada
3 dentes de alho picados
2 xícaras de chá de tomate fatiado
1/2 xícara de chá de molho de tomate
300g de lulas em anéis
500g de camarão limpo
1 filé de peixe grande cortado em tiras (tilápia, cação, namorado)
1 unidade grande de batata cozida em fatias
1 xícara de chá de pimentão vermelho fatiado
1 xícara de chá de pimentão amarelo fatiado
1 xícara de chá de pimentão verde fatiado
2 xícaras de chá de leite de coco
3 colheres de sopa de azeite de dendê
250g de mariscos com casca
1/2 xícara de chá de salsa picada
Suco de 1 limão
Sal a gosto

Modo de preparo
Polvo: limpe bem as ventosas para não ficar areia. Coloque-o em uma panela de pressão com água e, quando começar a fazer barulho, deixe cozinhar por mais 5 ou 10 minutos. O tempo do cozimento vai depender do tamanho do polvo ou se você o deseja mais ou menos macio.

Moqueca: em uma panela, refogue 2 xícaras de chá de cebola e o alho no azeite. Ao mesmo tempo, refogue rapidamente os anéis de lula em uma frigideira com azeite. Depois, faça o mesmo com o camarão. Após o alho e a cebola dourarem, acrescente o tomate e o molho de tomate na panela. Em seguida, a lula, o polvo cozido, metade dos pimentões, o camarão, o peixe, a batata cozida, o restante da cebola e os pimentões. Em um recipiente, misture o leite de coco e o azeite de dendê e os adicione na panela. Por fim, acrescente os mariscos, a salsa, o suco de limão e o sal.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação