Revista

Além do avental e da colher de pau

O curso de gastronomia não se resume a rudimentos da cozinha: ele abrange desde conhecimentos de nutrição a administração de empresas

postado em 24/08/2014 08:00

Quando decidi estudar jornalismo, lembro-me de um parente que falou: "Estude direito. Como advogado, você também poderá escrever num jornal". Além do preconceito contra as profissões que saem do velho combo medicina-direito-engenharia, ele havia sido bem limitado em relação às possilidades que o meu trabalho oferece. Essa visão distorcida também atrapalha quem decide fazer gastronomia.

Afinal, ela vai bem além de aprender a cozinhar. "A culinária faz parte, mas não é somente isso que os alunos vão aprender. Há noções de administração, de nutrição", enumera Marcus Cerqueira, professor do curso de gastronomia e nutrição da Universidade Católica de Brasília. Ele enfatiza que o curso forma gastrônomos, não chefs. "Chef não é nomeação acadêmica, mas um título de merecimento. Quem estuda gastronomia precisa de conhecimento em várias áreas."

Há quem trabalhe apenas com enologia e coquetelaria, prestando consultoria em harmonização de vinhos. Há quem se especialize na gestão de restaurantes e até mesmo os que se formam e vão trabalhar como baristas, cuidando especificamente de cafés e infusões. Até nos supermercados, os gastrônomos são necessários.

Estudante do terceiro período do curso, Nayara Santos, 23 anos, lembra que, sim, esperava desenvolver mais suas técnicas culinárias quando escolheu essa formação superior. "Ao me informar mais, vi que existiam muitas outras matérias na grade e resolvi encarar o desafio." Hoje, ela faz parte do programa Estagiários de Gastronomia, do Pão de Açúcar, e tem tido noções que vão do uso de panelas até a arrumação de prateleiras. "No supermercado, posso fazer um atendimento mais personalizado, mostrando ingredientes que, por exemplo, podem ser adicionados ao macarrão que o cliente fará em casa."

O curso de gastronomia não se resume a rudimentos da cozinha: ele abrange desde conhecimentos de nutrição a administração de empresas

Ingredientes
1,2kg de alcatra
40g de pimenta-biquinho
75g de cebola
120g de molho demi-glace (ou madeira)
30g de fécula de batata
2g de alho picado
10ml de azeite
24g de tomilho
120ml de água

Modo de preparo
Descongele a alcatra e sele com azeite no ponto que você desejar, cortando em fatias finas. Reserve o líquido da embalagem da carne. Corte a cebola em cubos pequenos. Refogue o alho, a cebola e o tomilho no azeite. Acrescente o líquido da carne e o demi-glace (ou o molho madeira) e deixe ferver. Coe e ponha em uma panela. Dissolva a fécula de batata em água, acrescente a pimenta-biquinho e cozinhe por três minutos. Sirva com o molho por cima da carne.

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 6 porções

O curso de gastronomia não se resume a rudimentos da cozinha: ele abrange desde conhecimentos de nutrição a administração de empresas

Ingredientes
100g de pimenta-vermelha
200g de damasco turco
220g de uva-passa escura
150g de castanha-do-Pará
150g de cebola
1,5kg de arroz cozido
Sal a gosto
140g de bacon em cubos
530g de cenoura ralada
400g de salsa e cebolinha
240ml de água
200g de manteiga com sal
320g de quinoa
65ml de óleo de soja

Modo de preparo
Pique o bacon, a cebola e a salsinha. Corte dois damascos ao meio para a decoração ; o restante, corte bem fino. Retire as sementes e as membranas brancas da pimenta e corte em tiras finas. Hidrate a quinoa em água fervente com sal e cubra com plástico-filme. Em uma panela, aqueça o óleo e doure o bacon. Acrescente a quinoa escorrida e deixe até a água secar e ela dourar. Acrescente a cebola, a cenoura, o damasco, as castanhas e as uvas-passas e deixe cozinhar até que as uvas estejam estufadas. Acrescente a pimenta fresca e deixe refogar com uma xícara de água até secar. Depois, misture bem com o arroz já cozido, a salsa e a cebolinha picada. Acerte o sal.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação