Revista

A maconha bagunça o cérebro dos adolescentes

postado em 15/09/2014 14:23

Por Ricardo Teixeira


As pessoas que consomem maconha diariamente antes dos 17 anos de idade têm uma chance 60% menor de completar o ensino médio ou um curso superior quando comparadas àquelas que não utilizaram a droga. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada esta última semana no prestigiado periódico inglês The Lancet Psychiatry.

Pesquisadores da Austrália e da Nova Zelândia acompanharam quase quatro mil usuários de maconha e mostraram que aqueles que fumavam diariamente antes os 17 anos também tiveram uma chance sete vezes maior de tentar suicídio e oito vezes maior de usar outras drogas ilícitas.

A relação entre a maconha e o baixo desempenho educacional sempre gera a pergunta se isso não teria a ver com um menor status socioeconômico dos suários. O presente estudo, ao demonstrar uma inequívoca relação dose e efeito, dá forte corpo à idéia de que a maconha atrapalha sim o desempenho acadêmico.

Vários estudos já demonstraram o impacto de redução da memória e outras funções cognitivas, efeitos que podem persistir mesmo após meses sem exposição à droga.

* Dr Ricardo é doutor em neurologia pela Unicamp e diretor clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação