Revista

Sabores expressos

Os pratos executivos devem primar pelo preparo rápido, mas também são um convite ao retorno do cliente

postado em 28/09/2014 08:00

Às vezes, a correria do dia a dia não deixa tempo para uma refeição elaborada, mas a pressa jamais deve ser sinônimo de "vou comer qualquer coisa". Os chefs nunca perdem isso de vista.

Não é à toa que mesmo restaurantes sofisticados oferecem um cardápio de pratos executivos para servir quem tem horário de almoço apertado, mas busca prazer à mesa. "Esse almoço, como o próprio nome diz, foi criado para servir os executivos. Geralmente, não demora mais que uma hora. É preciso que os restaurantes ofereçam essa opção para os clientes que querem almoçar mais rapidamente", afirma Carlos Augusto Veloso, chef do Le Jardin du Golf.

Além de permitir uma refeição mais prática, o almoço executivo ; que, geralmente, tem pratos mais acessíveis na receita e no preço ; serve como uma amostra das demais opções de um restaurante. O raciocínio é: por que não voltar para um jantar regado a vinho naquele local com um bom almoço? "Pensamos o cardápio de forma a oferecer pratos elegantes, mas que não demorem para sair", explica o chef, que reformulou as opções recentemente. São seis pratos principais, sempre acompanhados de uma salada de entrada.

Os pratos executivos devem primar pelo preparo rápido, mas também são um convite ao retorno do cliente

Ingredientes
200g de alcatra de gado red angus argentino
150g de arroz branco pré-cozido
1/2 maço de brócolis
500ml de caldo de legumes
120g de batata palito
Sal a gosto
Ervas finas

Modo de preparo
Grelhe o miolo da alcatra no ponto desejado e reserve. Afervente o brócolis e bata no liquidifcador com o caldo de legumes até atingir uma mistura espessa. Misture com o arroz pré-cozido e acrescente sal. Frite a batata e tempere com sal e ervas finas.

Molho chimichurri
Ingredientes
1/2 cabeça de alho
1 maço de salsinha
2 xícaras de azeite
1 xícara de vinagre
2 colheres de sopa de pimenta-calabresa
1 xícara de água morna
Sal a gosto

Modo de preparo
Pique os dentes de alho. Tire os talos da salsinha e pique-a finamente. Em uma travessa, misture os demais ingredientes, colocando o alho e a salsinha por último. Guarde na geladeira em um vidro hermeticamente fechado. O molho vale por 30 dias.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 1 porção

Os pratos executivos devem primar pelo preparo rápido, mas também são um convite ao retorno do cliente

Ingredientes
1 filé de tilápia (200g)
150g de arroz pré cozido
150g de berinjela, abobrinha e pimentões (verde, vermelho e amarelo) em cubos
1 colher de chá de azeite
1 colher de chá de manteiga
1 dente de alho picadinho
1 colher de sobremesa de cebola picadinha
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Tempere os filés com sal e limão e grelhe. Em uma frigideira, coloque azeite, manteiga, alho e cebola para refogar com os legumes, deixando-os crocantes. Acrescente o arroz. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Molho de limão e ervas
Ingredientes
500ml de limão siciliano
500ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de ervas de Provence
Sal e pimenta-do-reino branca em grãos a gosto

Modo de preparo
Em fogo baixo, coloque o suco de limão e deixe reduzir até a metade, sem deixar ferver. Misture a redução de limão com o creme de leite e acrescente as ervas, o sal e a pimenta-do-reino branca em grãos.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 15 minutos

Leia a íntegra da matéria na edição impressa


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação