Revista

Escultura feita em degraus

Além da função primordial, as escadas podem ser belas construções que sofisticam o ambiente

Juliana Contaifer
postado em 18/01/2015 08:00


Escadas não são apenas um item necessário para casas e apartamentos de mais de um andar. Hoje, os degraus emprestam personalidade ao ambiente, para além da funcionalidade. Há, inclusive, projetos que usam o vão entre os pisos para abrigar armários, gaveteiros, adegas e prateleiras de livros. "Na arquitetura, todos os espaços devem ser aproveitados, e as escadas costumavam ficar escondidas. Hoje, prefiro trabalhar com a escada como uma escultura, com um guarda-corpo legal. Para deixá-la mais imponente e charmosa, costumo fazer os primeiros degraus maiores", explica a arquiteta Larissa Dias.

"Não existe ;moda; ou uma tendência que dite as regras para o projeto de uma escada. O tipo e os materiais definidos devem ser escolhidos de acordo com a função, a posição e a estética existentes no ambiente em que estão inseridas", afirma o arquiteto Guilherme Araújo. Pedras e madeiras são as principais matérias-primas dos degraus. "Para o acabamento, a pedra é interessante, pois é viável cortar as quinas a 45;, e a madeira permite um acabamento chanfrado nas pontas", enumera Larissa. Os contraindicados são os porcelanatos e as cerâmicas ; no canto dos degraus é possível enxergar a espessura das placas, o que deixa o acabamento menos bonito. E a altura dos degraus é padrão, 17,5cm. "Até o leigo percebe se essa medida não é respeitada", afirma a arquiteta.

O guarda-corpo é outro aspecto importante. Se muito cheio de detalhes, tira a leveza, o movimento e a elegância da escada. Atualmente, a moda é minimalista ; o corrimão costuma ser de vidro ou de metal, em linhas retas. "É preciso equilibrar função, estética e segurança", conta Guilherme Araújo.

A escada do projeto da arquiteta Larissa Dias é uma escultura na sala. Toda revestida em mármore travertino, tanto em sua parte superior quanto na inferior, como se fossem grandes blocos maciços de pedra. O guarda-corpo e corrimão são em vidro incolor, para destacar o desenho da escada.


A escada do ambiente do arquiteto Sérgio Borges traz elegância e leveza ao ambiente -- o corrimão fino tira o peso dos degraus de mármore.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação