NUTRIÇÃO

Sorbet de melancia: uma dica saudável e econômica para fugir do calor

Além de amenizar o clima, a receita leva melancia, fruta que possui substâncias antioxidantes que protegem contra doenças cardiovasculares

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/01/2015 11:33 / atualizado em 22/01/2015 11:45

Divulgação/ Vigilantes do Peso



A expectativa que o calorão dê uma amenizada está em todos os cantos de Brasília. Enquanto São Pedro não faz a parte dele, que tal a gente esfriar o clima fazendo um sorbet de melancia ecômico, saudável e simples? Os nutricionistas do Vigilantes do Peso é quem indicam a receita e lembram que a fruta, que tem 92% de água em sua composição, possui ainda substâncias antioxidantes, como o licopeno, que protege contra doenças cardiovasculares e alguns tipo de câncer. De acordo com os mesmos especialistas, a melancia também é rica em minerais como o potássio, que ajuda a regular a pressão arterial e ainda auxilia você a recuperar os músculos após a atividade física.

Aí vai a receita para você tentar em casa!

Sorbet de Melancia do Vigilantes do Peso

Ingredientes
1/2 xíc. de açúcar
1/3 xíc. de água
4 xíc. de melancia sem sementes em cubos
1 colher de sopa de suco de limão
folhas de hortelã para decorar (opcional)

Modo de Preparo
Numa panela pequena, junte o açúcar na água e ferva por 1 minuto, até dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar. No liquidificador bata a melancia e o suco de limão. Acrescente a calda de açúcar e bata novamente até misturar bem. Passe por uma peneira para uma tigela, cubra com um plástico e refrigere por 2 horas ou deixe de um dia para outro.

Transfira a melancia gelada para uma máquina de fazer sorvete e proceda de acordo com as instruções do fabricante. Caso não tenha a máquina, transfira para um recipiente com tampa e congele. Retire do freezer após 2 horas e bata no liquidificador. Torne a congelar por 2 horas, retire e bata. Repita a operação até ficar cremoso ao gosto. Mantenha no freezer com tampa. Antes de consumir, transfira para geladeira por 15-20 minutos e sirva decorado com folhas de hortelã.
A receita pode ser congelada e mantida por até 2 meses no freezer.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.