Revista

Torrada e saborosa

O proprietário de uma casa especializada em bruschettas revela o segredo desse versátil e saboroso petisco italiano

postado em 05/04/2015 08:00
O proprietário de uma casa especializada em bruschettas revela o segredo desse versátil e saboroso petisco italiano
Um dia sem pão é, para mim, um dia perdido. Não me tomem por exagerado, mesmo eu sendo um típico sagitariano, mas é porque sou mesmo apaixonado por ele. Por associação, todos os pratos que celebram as combinações que os pães são capazes de fazer estão entre os meus preferidos. E a bruschetta está no meu top 3. A iguaria italiana surgiu em uma época na qual o desperdício era inaceitável e, sendo assim, era preciso encontrar uma forma de aproveitar o pão de ontem.

Então, o que fazer? Tostá-lo! O nome, inclusive, deriva do termo italiano que remete a torrado: bruscato. Depois disso, basta eleger o recheio. "A bruschetta é muito tradicional na Itália e cada restaurante tem a sua receita. Ela é versátil, aceitando uma combinação infinita de ingredientes como cobertura", afirma Raoni Castro, do Due Trattoria e Bruschetteria.

A casa italiana tem uma variedade do item no cardápio, o que permite passar a noite apenas degustando bruschettas acompanhadas de vinho. "Muitos restaurantes têm o prato, mas não se especializam nisso. Achamos que ter um maior leque de opções seria uma novidade em Brasília. Temos mais de 10 receitas no cardápio." Raoni explica que todas elas são pensadas de forma a unir heranças italianas e influências brasileiras.


Bruschetta na taça

Ingredientes
1 colher de sopa de pesto de manjericão
1 fatia de pão italiano
1/2 colher de café de alho
1 colher de chá de cebola
1 fio de azeite, sal a gosto
2 colheres de sopa de tomate picado
1 colher de sopa de creme azedo (sour cream)

Modo de preparo
Em uma taça, misture o tomate picado, o alho, a cebola, o pesto, o azeite e o sal. Em cima, coloque o creme azedo e, depois, mergulhe a fatia de pão.

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção

Serviço
Due Trattoria e Bruschetteria
Endereço: 209 Norte, Bloco D.
Telefone: (61) 3532-1018.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação