Revista

SPFW: estilista Fause Haten cria coleção para mulheres comuns

Flávia Duarte
postado em 17/04/2015 19:31
[VIDEO1]
Uma das perguntas mais corriqueiras sobre desfiles de moda é: "afinal, quem veste aquelas roupas?". Um questionamento justificável para os leigos, já que muitas vezes a passarela exige exageros e performance, aparentemente, tão distante da realidade. De certa forma, esclarecer esse incômodo foi uma das tentativas do estilista de Fause Haten, que se apresentou no último dia de SPFW.

Ele recebeu os convidados em seu ateliê. Sentado à máquina de costura, simulava dar acabamento a um vestido. Fause é cênico. Transforma desfiles de moda em peças de teatro. A ideia era dar a sensação de um dia rotineiro de trabalho. Ao fundo, podia-se se ouvir uma conversa gravada entre o estilista e uma cliente.

Fause inclusive escolheu uma delas para apresentar sua coleção. Afinal, são mulheres comuns, de idades variadas que consomem suas roupas. Quis mostrar que moda é feita para vestir qualquer mulher e que o estilista tem o poder de transformar tecidos em peças que valorizem o corpo feminino. Flávia Shayoun uma bela senhora de mais de 50 anos, foi a eleita para exibir as peças em moletom, os vestidos bordados e o casacos assinados por Fause.

Flávia, a quem Fause fez questão de dizer que, "a partir daquele momento, seria tratada por Condessa", foi trocada e penteada em frente a plateia. Ficou imóvel todo o tempo. Apenas obedecia aos comando de estender e levantar os braços. Enquanto isso, o próprio designer lia a descrição das peças em um microfone, como nos desfiles antigos.

"Hoje a grande celebridade é a cliente. Houve um tempo em que a estrela era o estilista. Agora é a blogueira, que no final representa a cliente. Por isso quis fazer uma apresentação mais real, não com uma modelo jovem, mas com alguém que veste minhas roupas há anos;, justificou FH.

A repórter viajou a convite do evento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação