Encontro com o Chef

Prato farto

Celebrar o Dia das Mães em família pede receitas capazes de saciar o apetite de todos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/05/2015 08:00 / atualizado em 08/05/2015 16:14

Rafael Campos

Ninguém aqui precisa ir a uma reedição do Baile da Ilha Fiscal para entender o que é fartura. Mas o brasiliense é conhecido como um comensal que gosta de porções abundantes em seus pratos, e os chefs que abrem filiais de seus restaurantes na cidade aprendem isso rapidamente. Como hoje é um daqueles dias em que a família sai completa para celebrar, nada melhor que escolher opções que possam ser compartilhadas.

Foi pensando nesse público que o chef Carlos Valenti, do Rubaiyat Brasília, criou um menu dedicado a servir até quatro pessoas. Neste domingo, provavelmente, o local vai estar recheado de mães e filhos comemorando o dia delas. Mas não são apenas eles os interessados nesse cardápio. "Temos um número grande de famílias e grupos no restaurante. Por isso, achamos interessante criar opções de pratos que pudessem ser compartilhados", explica.

Apesar de aumentarem a quantidade de alimento, essas novas alternativas não atrapalham a logística da cozinha. "O processo de elaboração é o mesmo. Todos são sempre feitos na hora, com exceção da carne da fazenda, que, por ter um preparo mais demorado, é feito diariamente", explica Valenti. E, com as grandes quantidades, o chef lembra que também é preciso ficar atento ao preparo, para que todos na mesa possam saborear a comida com o mesmo prazer.

"Todos os pratos foram pensados inclusive para as crianças. São opções para todos os gostos", explica. E, com esss ideia, quem vai fazer a receita em casa tem de seguir alguns cuidados anteriores à hora de cozinhar. Inicialmente, Valenti explica que é fundamental sempre manter o olho fixo na limpeza e na higiene da sua cozinha, além de atenção aos utensílios.

"E o mais importante é planejar bem a quantidade de ingredientes, para que não falte nem sobre." O chef lembra que, apesar de o menu ter sido elaborado para servir até quatro pessoas, tudo vai depender do apetite de cada um na mesa. "Uma família ou mesmo um grupo de três pessoas pode até repetir. Para quatro, a porção é equilibrada", completa. Já que hoje é dia de comer entre entes queridos, nada mais interessante que pedir pratos assim, não é?

 

Rogerio Gomes/Divulgação


Carne da Fazenda Rubaiyat  (lentamente guisada com Vinho do Porto, acompanha purê de batatas ou arroz branco)

Ingredientes:

700g de cebola
400g de cenoura
200g de alho-poró
1,5kg de carne
300ml de vinho branco
300ml de vinho tinto
500ml de vinho do Porto
3 litros de caldo de carne
1 litro de azeite
Sal e pimenta

Modo de preparo:

Corte a cebola e a cenoura em Juliana (fininhas em tiras) e cozinhe com azeite em fogo médio. Por ordem, coloque primeiro a cebola. Após 10 minutos, a cenoura e, em seguida, o alho-poró com uma pitada de sal. Acrescente a carne (temperada com sal e pimenta). Aguarde dois a três minutos e acrescente os vinhos (branco, tinto ej do Porto). Quando começar a ferver, diminua o fogo (mínimo) e deixe cozinhar por 90 minutos. Acrescente o caldo de carne e deixe por mais 90 minutos. Desligue o fogo e deixe repousando por mais 1 hora. Retire a carne e deixe o molho para que possa reduzir. Caso seja necessário, acrescente um pouco de amido de milho. Coloque sal e pimenta. Por fim, coloque a carne novamente e sirva com purê de batatas ou arroz branco.

Rendimento:
4 porções
Tempo de preparo: 2h40min

Serviço:

Rubaiyat Brasília
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES),
Trecho 1, Lote 1 A
Telefone: 3443-5000

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.