Revista

É possível agradar o paladar e a balança ao mesmo tempo, descubra!

Um tradicional restaurante da cidade vem adicionando opções light em sua carta. As saborosas receitas atendem os critérios da dieta Ravenna

postado em 10/04/2016 08:00

Semana passada, vi uma piada boba no Twitter que me fez rir demais. O texto dizia mais ou menos isso: "Chega no gato e diz: ;Você é tão gostoso que parece ter sido feito na fritura;." Correndo o risco de explicar a piada óbvia, fiquei martelando sobre essa relação de sabor que fazemos com os pratos fritos e que, muitas vezes, acaba sendo levada, em seu extremo oposto, para a dieta. Tudo isso porque as frituras estão no topo da lista do que deve ser cortado sempre que queremos perder peso ; e porque, não dá para negar, elas são deliciosas.

Daí que experimentei alguns itens do novo menu light que o Lake;s Restaurante começou a oferecer este mês, e digo para vocês: dá para passar longe do exagero de calorias e ainda assim comer algo delicioso. Independentemente do motivo que você tenha para querer emagrecer, a maioria sabe o quanto a tarefa é difícil. Ter que fazer isso abrindo mão da boa mesa, mais ainda. Foi para mudar esse cenário que Zeli Ribeiro, proprietário da casa, decidiu incorporar os preceitos do método de emagrecimento Ravenna ; adotado pela presidente Dilma Rousseff e outros poderosos ; em seu cardápio, algo que já havia acontecido em 2014 e foi renovado este ano.

"Os meus clientes me fizeram ver que esse era um nicho de mercado. Decidi integrá-lo, até para oferecer a quem não segue a Ravenna opções mais saudáveis para o almoço, ou mesmo para quem quer um jantar mais leve", explica. Um dos pontos mais reforçados por Zeli é a apresentação dos pratos. Em vez daquela aparência insossa que muitos itens com calorias reduzidas têm, os que ele serve saltam aos olhos e fazem até a gente esquecer que está ingerindo algo que faz parte do restritivo universo de quem segue essa dieta.

No menu atual, são seis as opções de carne: bacalhau na brasa, filé na brasa com mostarda, linguado ao mediterrâneo, polpetas de carne, stick de frango e salmão grelhado na brasa. Até mesmo a gelatina da sobremesa, que é liberada para quem segue o regime, ganha contornos de alta gastronomia quando servida com uma calda de morango feita apenas com a fruta. "Apesar das gramaturas reduzidas, bem diferente do que a gente costuma servir no Lake;s, as pessoas saem satisfeitas. Tenho clientes até que não seguem a Ravenna, mas pedem alguns dos itens do nosso cardápio para acompanhar. Tem um que adora as polpetas de carne", brinca Zeli.

O tratamento para emagrecer criado pelo médico e terapeuta argentino Máximo Ravenna é famoso por oferecer uma dieta com baixas calorias, além de um acompanhamento multidisciplinar, que envolve desde acompanhamento nutricional até orientação psicológica.

Stick de frango com caprese de abobrinha
Um tradicional restaurante da cidade vem adicionando opções light em sua carta. As saborosas receitas atendem os critérios da dieta Ravenna

Ingredientes
120g de frango cortado em cubos
10g de pimentão
25g de cebola
50g de abobrinha
15g de tomate-cereja
10g de muçarela de búfala
Orégano e manjericão para decorar

Modo de preparo do frango
Corte os ingredientes num só tamanho e intercale num espetinho um cubo de frango, uma tira de pimentão e uma tira de cebola, até completar o espetinho. Tempere com sal e pimenta a gosto, e grelhe na frigideira.

Modo de preparo da abobrinha
Corte a abobrinha em rodelas e, entre cada uma, coloque um pouco de muçarela. Ponha o tomate-cereja em cima e decore com o orégano e o manjericão.

Um tradicional restaurante da cidade vem adicionando opções light em sua carta. As saborosas receitas atendem os critérios da dieta RavennaGelatina de morango

Ingredientes
75g de gelatina
Calda de 2 morangos

Modo de preparo
Esprema os morangos até que eles formem uma calda. Sirva com a gelatina.

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 5min

Serviço
Lake;s Restaurante
Endereço: 402 Sul, Bloco C, Loja 15
Telefone: 3323-1029 / 3321-1730 / 3321-5181

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação