Revista

A nova moda do mundo fitness são as farinhas alternativas e funcionais

Farinhas "diferentonas" são o novo trunfo das dietas prescritas por nutricionistas. Conheça as propriedades de algumas delas

postado em 12/02/2017 08:00
Por Vitor Sales*
Se você pensa que farinha só serve para fazer bolo e pão, é hora de rever os conceitos. Além da farinha de trigo, há a de maracujá, a de batata-doce, a de berinjela, a de chia etc. Cada uma tem sua serventia e contribuição para a dieta ; basta pesquisar e escolher a ideal para você.
pote cheio de farinha de chia, rodeado por sementes de chia
;Tudo pode virar farinha e ela pode se transformar em muita coisa. Fabricar farinha é um antigo processo usado por muitas civilizações ocidentais e orientais como forma de conservar o alimento por mais tempo. Essas novas farinhas servem como aporte de nutrientes para alimentos funcionais, que oferecem benefícios nutricionais específicos para quem os consome;, afirma Marcos Lelis, professor de gastronomia do Centro Universitário Iesb.

Por serem trituradas, as farinhas são facilmente digeridas, e os nutrientes, rapidamente absorvidos. Elas também são ricas em fibras (exceto as refinadas), o que contribui para reduzir o índice glicêmico, regular o colesterol, prolongar a saciedade e melhorar o funcionamento do intestino.

Cada tipo traz diferentes benefícios para a saúde e muitos são livres de glúten. Mas, atenção, as farinhas costumam ser calóricas, por isso, devem ser consumidas com moderação. ;Para tirar o máximo de proveito delas, deve-se seguir a orientação nutricional de um profissional. É importante lembrar que não são milagrosas;, alerta Marcos Lelis.

Para Daniel Novais, nutricionista especializado em bioquímica, as farinhas servem como complemento em uma dieta. ;Existem três alimentos essenciais que devem ser consumidos ao longo do dia: ovo, coco e quinoa. A farinha de quinoa é um desses itens que não podem faltar na alimentação de ninguém;, garante.

Uma pitada de invenção


Quatro tipos diferentes de farinha, circundados por banana-verde, berinjela, beterraba e maracujáExperimentar farinhas ;diferentonas; também é uma forma de encontrar novos sabores e usar a criatividade na cozinha. Elas podem sofisticar uma receita tradicional, servir de acompanhamento ou incrementar sobremesas, iogurtes, saladas, vitaminas, sucos, mingaus, empanados, granolas, panquecas, entre outras opções.

;Essas farinhas especiais têm propriedades químicas que diferem da tradicional farinha de trigo. Nas receitas à base de farinha de trigo, experimente substituir parcialmente por outro tipo. Não mude tudo: a substituição total descaracterizaria o prato;, enfatiza o nutrólogo Marcos Lelis.

O céu é o limite: todas podem ser misturadas e consumidas a qualquer hora do dia. ;Você pode misturá-las para que elas possam agir de forma combinada. Uma colherada de cada uma delas por dia é o mínimo para uma ação satisfatória no organismo. Antes, porém, de escolher sua farinha predileta, certifique-se se ela possui as qualidades requeridas em sua dieta;, explica o nutricionista Daniel Novais.

Para todos os gostos


Farinha de banana verde

Quando está verde, a banana tem uma grande quantidade de amido resistente, que funciona como fibra alimentar. Nesse estágio, ela também apresenta baixo teor de açúcares e é rica em flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e atuam na proteção da mucosa gástrica. Como o seu sabor não é agradável, consumi-la na forma de farinha é uma ótima alternativa.

Farinha de batata-doce

A batata-doce é uma queridinha das dietas por ser um carboidrato de absorção lenta, portanto, não aumenta de forma brusca os níveis de glicose. Ela também é fonte vitaminas A e C.

Farinha de berinjela

É conhecida por auxiliar no controle dos níveis de colesterol. Contém flavonoides com efeito antioxidante, vitamina C, niacina (também conhecida como vitamina B3, importante para o metabolismo celular e para a desintoxicação) e elevado teor de fibras.

Farinha de castanha-do-pará

É fonte de boas gorduras, proteínas e antioxidantes. Ela se destaca pelo alto teor de selênio, um mineral com diversas propriedades, entre elas, a de fortalecer o sistema imunológico e ajudar na regulação da glândula tireoide.

Farinha de centeio

Nessa lista, é a única que contém glúten, mas ainda em quantidade menor do que as farinhas de trigo e de aveia. Também fornece carboidratos complexos, que são digeridos lentamente, e outros elementos benéficos, entre eles, potássio, magnésio e ferro.

Farinha de chia

Ela é rica em diversos nutrientes, como cálcio, proteína e ácidos graxos. Um dos principais é o ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a controlar a pressão arterial e é benéfico para o sistema circulatório, pois dificulta a formação de coágulos sanguíneos. Também contém fibras solúveis que formam um gel no estômago e prolongam a saciedade.

Farinha de linhaça

Destaca-se pela presença de lignana, substância que auxilia na prevenção do câncer, especialmente, o de mama. Assim como a chia, ela é rica em ômega 3.

Farinha de maracujá

Obtida a partir da casca da fruta, tem alto teor de pectina, uma fibra solúvel que forma uma espécie de gel no estômago ; ele absorve açúcares e gorduras e não é digerido, sendo eliminado pelo organismo, auxiliando no emagrecimento. A casca também fornece vitamina B3, ferro, cálcio e fósforo.

Farinha de quinoa

Tem elevado valor nutricional, fornecendo proteínas, vitaminas B1, B2, B3, B6 e minerais, como magnésio, zinco, cobre, ferro, manganês e potássio.

* Estagiário sob supervisão de Gustavo T. Falleiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação