Encontro com o Chef

Casal que se completa: ela cozinha, ele harmoniza os pratos com vinho

Ela adora cozinhar. Ele curte harmonizar os pratos com vinho.Conheça o casal que, ao compartilhar um hobby, estreitou ainda mais a relação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/06/2017 18:07 / atualizado em 06/06/2017 18:20

Entre os presentes de casamento, Lucienne e Alexandre Mangoni recordam-se de um com carinho especial: um queijo gigante. Pode até parecer inusitado, mas ele representa o hobby que a cada dia une mais o casal. A publicitária e o designer são apaixonados por uma boa mesa e, principalmente, de pôr a mão na massa.

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Quando começaram a namorar, há cerca de dois anos, ele soube da habilidade de Lu para preparar deliciosos pratos, e ela descobriu que Alexandre, como bom descendente de gaúchos, conhecia um bocado sobre vinhos. Uniram o útil ao agradável: ela ensinou ao parceiro os segredos da cozinha e ele deu alguns toques de harmonização da bebida para a companheira. Assim, surgia um casal gourmet.

Casados há oito meses, eles têm a cozinha como o local preferido da casa. Bem equipada, é lá que fazem os experimentos gastronômicos. “Eu leio muito sobre o tema e, sempre que provo algo novo em restaurantes, tento reproduzir em casa”, conta Lu. Como toda goiana, ela está acostumada a mesas fartas e cresceu vendo a mãe às voltas com as panelas. Foi com ela que a publicitária aprendeu o bê-á-bá da culinária. “Mas, ao contrário da minha mãe, sempre tento gourmetizar as receitas.”

O casal mantém um ritual. Todas as sextas, depois de uma semana de trabalho intenso, a cozinha é o local escolhido para relaxar. “Abrimos um vinho e começamos os preparativos, sem pressa nem hora para terminar. Depois de tudo pronto, abrimos outra garrafa para degustar o jantar. Entramos pela madrugada e, nessa brincadeira, lá se vão pelo menos duas garrafas de vinho”, diverte-se Alexandre. “Nas semanas mais estressantes, fico sonhando com a sexta-feira”, completa Lu.

De tanto ajudar e observar a mulher cozinhar, o designer conta que hoje se arrisca — e muito bem — com as caçarolas. “Faço um risoto como ninguém”, garante. “E o tempero final dos pratos costuma ser meu”, gaba-se. Lu destaca ainda outra especialidade do marido: “Ele prepara um churrasco delicioso. Com ele, aprendi que existem carnes nobres que vão muito além da picanha”. Nos fins de semana, a churrasqueira da casa não tem descanso. “Costumo comprar carnes nobres em quantidade maior para, com  as sobras, preparar um bom carreteiro. Fica maravilhoso”, ensina o churrasqueiro.

As viagens do casal também costumam girar em torno de roteiros gastronômicos. A partir deles, é traçado o destino. “Quando viajam, as pessoas costumam voltar com a mala cheia de roupas, acessórios e suvenires. Eu volto com temperos e iguarias”, brinca Lu. Entre os passatempos preferidos dela está visita a feiras e supermercados. “Passo horas lendo os rótulos dos produtos. Gosto de experimentar. Considero a culinária uma arte. Quem sabe um dia não trabalhe com isso?”, sonha.

Lu mantém uma conta no Instagram em que compartilha as criações gastronômicas do casal. Lá está o carré de cordeiro com redução de vinho do Porto e mousseline de mandioquinha que a publicitária ensina para a coluna. De preparo simples, dá para arriscar.

E se você achou o queijo um presente curioso de casamento, adivinha com o que eles se presentearam no último Natal? “Nós trocamos uma pata de jamón serrano, que foi devidamente degustada”, divertem-se.

Serviço: Acompanhe o Instagram da Lu: @hobbydalu



Carré de cordeiro com redução de vinho do Porto e mousseline de mandioquinha

(Serve 2 pessoas)

Arquivo pessoal
A carne

Ingredientes
12 carrés (seis ossinhos para cada prato)
Sal a gosto

Modo de fazer
Tempere os carrés com sal. Em uma frigideira bem aquecida, sele-os de forma uniforme em fogo alto até que todos os lados fiquem grelhados e cozidos conforme a sua preferência. Junto seis carrés (três de cada lado) para que fiquem entrelaçados.

Molho
Ingredientes
400ml de vinho do Porto
200ml de caldo de carne
3 anis estrelados
6 cardamomo
½ cebola
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de fazer
Em uma panela, misture todos os ingredientes em fogo brando e deixe a mistura reduzir pela metade, ficando um molho encorpado. Acerte o sal e coloque um pouco de pimenta-do-reino. Retire do fogo e passe a mistura pela peneira.

Mousseline

Ingredientes
4 mandioquinhas (batata-baroa)
1 colher de sopa de manteiga
100ml de leite
100ml de creme de leite fresco

Modo de fazer
Descasque e cozinhe a mandioquinha. Passe pelo espremedor e pela peneira para que fique bem lisinha. Em uma panela, aqueça a manteiga, acrescente o leite, o creme de leite e o purê. Misture bem até ficarem bem incorporados. Acerte o sal.

Dicas da Lu

Gosto de fazer primeiramente a redução; depois, a mousseline e, por último, o carré. Assim, a carne fica bem fresquinha.
No momento de servir, dê uma leve aquecidinha na mousseline e na redução para que tudo fique quentinho e gostoso.
Sirva com um bom vinho malbec ou carbenet sauvignon e bom apetite!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.