Revista

Personal chef conta história de amor com a cozinha e ensina receitas fáceis

Apaixonado pelas panelas desde os 8 anos, personal chef conta um pouco da trajetória e monta um delicioso menu fácil de preparar

Sibele Negromonte
postado em 25/06/2017 08:00
Sorrindo, chef Hugo Leonardo mostra prato que preparou
Hugo Leonardo é daquelas pessoas que não param quietas e estão sempre atrás de se aprimorar na profissão que abraçou para a vida. Aos 28 anos, ele já trabalhou na produção de eventos gastronômicos, foi sous chef de bistrô, proprietário de restaurante, personal chef e passou sete meses na cozinha de um navio internacional. Os planos não param. Quer montar um canal no YouTube, morar na Irlanda, escrever um livro e até participar do Masterchef profissional.

Aos 8 anos, Hugo descobriu as panelas e, desde então, traçou um plano: trabalharia com gastronomia. Ao chegar ao ensino médio, diante da pressão para escolher uma profissão, viu-se em uma encruzilhada. Os cursos na área ainda eram poucos em Brasília e ele não se interessava por nenhuma outra profissão.

;Para satisfazer o meu pai, fiz fazer concurso público. Antes de me inscrever no cursinho, porém, decidi passar no Iesb para conhecer a cozinha do recém-inaugurado curso de gastronomia. Não deu outra: liguei para o meu pai e avisei que tinha feito minha matrícula na faculdade;, recorda-se. Para pagar a mensalidade, chegou a trabalhar em um shopping, mas logo conseguiu um estágio na área. A partir daí, não largou mais as caçarolas.

Na busca constante pela profissionalização, quis o destino que o seu caminho cruzasse com o do chef francês Lionel Ortega, então recém-chegado a Brasília. Com ele, trabalhou na Embaixada da Suíça, na área de eventos, e no L;Atelier du Chef, bistrô que o europeu comandou, na Asa Sul, até 2014. ;Foi aí que, de fato, eu me profissionalizei.;

Hoje, Hugo é dono do restaurante da Casa Thomas Jefferson do Lago Sul, onde, com a ajuda de duas cozinheiras, serve almoço e lanches diversos. Em outubro de 2016, porém, o jovem brasiliense partiu para uma viagem que marcaria sua vida. Embarcou em um navio da empresa italiana de cruzeiros Costa para uma experiência profissional de sete meses. Metade do tempo, ele passou no sul da França e a outra metade, no sul do Caribe. Teve contato com a culinária e o tempero de todo o mundo.

Por um tempo, foi o único brasileiro entre os cerca de 400 cozinheiros do navio. ;Certa vez, fui chamado na sala do chef principal do cruzeiro. Tinha embarcado um grupo de 300 turistas do Sul do Brasil e ele queria que eu preparasse algo bem brasileiro para que eles se sentissem bem recebidos. Fizemos uma feijoada com os ingredientes que eu tinha à mão. A linguiça usada era alemã;, diverte-se. Além do aprendizado gastronômico, Hugo diz que levará para sempre a experiência de vida. Tanto que planeja, com a ajuda de uma cliente do seu restaurante, escrever um livro sobre esse período.

[VIDEO1]
Paralelamente, o jovem oferece o serviço de personal chef, que tem ganhado mercado nos últimos anos. ;Hoje, em vez de pagar uma fortuna em um restaurante, muita gente tem preferido receber os convidados no conforto do lar;, justifica. Para tanto, Hugo monta um menu sob medida, após uma conversa prévia com os anfitriões. A refeição inclui de três a quatro pratos e é preparada na cozinha de onde será o evento. ;Alguns preferem que eu leve tudo pronto e apenas monte os pratos na hora. Fica a critério do cliente. O personal chef é um serviço econômico e personalizado;, defende.

Para a coluna, Hugo preparou um menu que poderia, perfeitamente, ser usado em um dos seus eventos, com a vantagem de ser fácil de executar. Dá até para tirar uma onda de chef em casa. Bom apetite!

Tartar de salmão

tartar de salmão em taça e torradinhas em prato brancoIngredientes
300g de salmão fresco cortado em cubos
1 cebola roxa picada
1 tomate em cubos
Manjericão
Cebolinha
1 limão-siciliano
3 dentes de alho picados
Azeite
Pimenta-do-reino preta
Sal

Modo de preparar
Em um recipiente, misture todos os ingredientes.
Tempere com azeite, sal e pimenta a gosto.
Na hora de servir, esprema o suco do limão e jogue umas raspas da casca.

Cheese cake de morango

cheesecake de morando em prato

O bolo
Ingredientes
200g de biscoito doce (tipo Maisena)
50g de manteiga derretida
300g de cream cheese
2 gemas
150g de açúcar refinado
40g de farinha de trigo
150g de creme de leite fresco
Gotas de essência de baunilha

Modo de fazer
Misture o biscoito triturado com a manteiga derretida e ponha em uma forma untada. Reserve.
Ponha os ingredientes na seguinte ordem: o cream cheese, as gemas, o açúcar, a farinha de trigo, a baunilha e o creme de leite e bata bem na batedeira.
Ponha sobre a massa do biscoito e deixe assar por cerca de uma hora em forno preaquecido a 180;C.

O couli de morango
Ingredientes
300g de morango
150g de açúcar refinado

Modo de fazer
Em uma panela, ponha o morango e o açúcar e leve ao fogo médio. Mexa por cerca de 20 minutos, até formar uma calda.
Bata no liquidificador e coloque sobre o bolo.

Fettuccine insalata

prato de fetuccine com molho vermelho
Ingredientes
500g de fettuccine fresco
300g de tomate-cereja
100g de cebola picada
20g de alho picado
300g de queijo parmesão ralado
Manjericão fresco a gosto
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparar
Cozinhe a massa al dente.
Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o tomate-cereja até criar um molho com pedaços de tomate.
Acrescente o manjericão fresco ao molho e coloque a massa cozida.
Misture todos os ingredientes e finalize com queijo ralado.
Pode servir acompanhado de alguma proteína, a exemplo de filé-mignon.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação