Revista

Brasiliense, dono da Mr. Brownie conta como realizou o sonho de ser chef

Jovem à frente da cozinha da tradicional marca brasiliense Mr. Brownie planejava, desde a adolescência, ser chef e ter o próprio restaurante. Hoje, ele tem três

Sibele Negromonte
postado em 16/07/2017 08:00
[VIDEO1]
Ainda no início da adolescência, Rodrigo Melo fez o anúncio: seria chef de cozinha e dono do próprio restaurante. Para desespero da mãe, a ideia seguiu firme por todo o ensino médio e, na hora de escolher o curso a seguir, não deu outra: gastronomia. Diante da pressão familiar, porém, ele cedeu. Mas só um pouquinho. Ingressou, paralelamente, na faculdade de administração de empresas na Universidade de Brasília (UnB). O jovem mal sabia que essa decisão casada seria o caminho para a realização do grande sonho.

chef mostra brownie em prato vermelho e sorriAinda na faculdade, como integrante da empresa júnior do curso de administração, Rodrigo e um grupo de três amigos começaram a fazer consultoria para a tradicional marca brasiliense Mr. Brownie. No mercado desde 1999, o negócio familiar passava por dificuldades financeiras. Depois de um árduo trabalho no local, os quatro sócios acabaram assumindo o controle da famosa fábrica de doces, em 2011.

Era tudo o que Rodrigo precisava para começar a cumprir o projeto traçado na adolescência. Ele tomou a frente da cozinha e começou a expandir a linha de atuação do Mr. Brownie. Antes restrito aos recheios de doce de leite e trufa de chocolate, o típico bolo americano ganhou novos sabores, como o de ovomaltine, limão, avelã e outros.

Mas as novidades não paravam por aí. A marca, que, até então, mantinha uma indústria na Asa Norte e uma linha de distribuição em padarias, restaurantes e supermercados, abriu um ponto físico, na Asa Sul. E, lá, Rodrigo pôde dar asas à criatividade gastronômica. Usando como base a já conhecida massa da Mr. Brownie, começou a produzir uma série de receitas deliciosas ; cheese cake, ;macarownie;, brulée, naked, brownie no pote e o que mais a imaginação mandar.

E olha que confeitaria nunca foi o ponto forte de Rodrigo. ;Hoje, sinto falta por não ter me dedicado mais à disciplina na faculdade;, brinca. Pura modéstia. Nas datas festivas, sempre rola uma novidade. No Dias dos Namorados, teve red velvet; na Páscoa, ovo de brownie; no São João, brownie de paçoca...

Além das delícias, a casa oferece um ambiente descontraído ; bem a cara dos jovens sócios, todos com 27 anos. Nas paredes, frases motivadoras à ;gordice;: ;Conte histórias, não calorias;; ;Saudável na alma;, ;O sabor que toda salada gostaria de ter;. Nas mesas, delícias como o Cheese cake Brownie, que Rodrigo compartilha a receita com os leitores da coluna. No fim do ano passado, a Mr. Brownie se tornou franquia e hoje conta com três quiosques espalhados pela cidade.

E quem disse que o sonho de Rodrigo estava plenamente realizado com a confeitaria? Em 2014, os quatro amigos assumiram um outro restaurante da cidade que também não ia bem financeiramente. Mais uma vez, Rodrigo ficou encarregado da cozinha. Dessa vez, do Cantucci, um charmoso bistrô na Asa Norte. Agora, sim, ele podia soltar a criatividade como um chef de cozinha.

Com um almoço executivo disputado ; são cerca de 140 refeições consumidas diariamente ;, Rodrigo faz questão de trocar o cardápio toda semana. E o sucesso tem sido tanto que a chef Simone Garcia, à frente do Jamón Jamón, casa especializada em tapas, convidou Rodrigo Melo para sócio. Há três meses, ele acumula mais essa função. Para quem sonhava em ser dono de um restaurante, até que Rodrigo foi bem longe.

Cheese cake Brownie

fatia de brownie em prato vermelho

Ingredientes

1 xícara de chá de açúcar
; xícara de chá de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
6 ovos
180g de chocolate em pó meio amargo
Essência de baunilha

Modo de fazer
Derreta a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha em fogo baixo.
Adicione o chocolate em pó, mexendo continuamente.
Tire do fogo e acrescente a farinha de trigo.
Por fim, ainda mexendo, adicione os ovos.
Reserve.

Recheio
Ingredientes
500g de cream cheese
395g de leite condensado
3 ovos
500g de doce de leite para a cobertura

Modo de fazer
Coloque o leite condensado, os ovos e, por último, o cream cheese no liquidificador e bata até virar um creme.
Asse a massa de brownie em uma forma de fundo falso por oito minutos a 180;C.
Em seguida, coloque o creme por cima e assar por mais 40 minutos a 180;C.
Deixe resfriar por 24 horas.
Coloque o doce de leite em um saco de confeiteiro e ;pitangue; sobre a torta na hora de servir.

Serviço

Mr. Brownie
103 Sul, Bloco B, Loja 40
Telefone: 3204-3284 // atendimento@mrbrownie.com.br
Aberto de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, aos domingos, das 10 às 20h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação