Encontro com o Chef

Panetones recheados são apostas de chefs ligadas por laço familiar

Herança familiar e destino unem cunhadas em empreendimento que faz a alegria de quem não dispensa um doce. Novidade da vez são os panetones fartamente recheados, de seis sabores diferentes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/12/2017 07:00 / atualizado em 14/12/2017 16:03

Bárbara Mencarini e Andréa Benício cresceram na cozinha dos restaurantes e cafés das respectivas famílias. Os pais de ambas sempre trabalharam na área de alimentação. Quis o destino que as duas se tornassem parentes. Bárbara se casou com o irmão de Andréa que, coincidentemente, também é dono de um restaurante.
Gustavo Breder/Esp. CB/D.A Press
Apesar de toda a ligação com a culinária, Andréa cursou administração de empresas e foi trabalhar na área de análise de sistemas. Bárbara até se formou em gastronomia e ajudou o marido no restaurante, mas, com a chegada da primeira filha, acabou se dedicando exclusivamente à maternidade. O amor pelas panelas, porém, sempre esteve presente na vida das duas jovens.

No início do ano, Andréa perdeu o emprego. No mesmo período, Bárbara percebeu que era hora de voltar ao mercado. As duas decidiram, então, se unir em uma deliciosa sociedade. Com a experiência de quem sempre preparou as festinhas dos parentes, as cunhadas criaram uma empresa de doces.

A AB Gourmet surgiu em abril, a princípio, com o intuito de preparar brownies, cupcakes, cookies, cheese cakes e brigadeiros diversos. “Estamos prontas para atender o cliente, sempre primando pela qualidade dos nossos doces”, garante Andréa. Na lista dos brownies disponíveis, por exemplo, há sete recheios diferentes; na dos brigadeiros, mais de 30 sabores. Mas isso não significa que novos não possam surgir. “Caso seja pedido algum tipo que não esteja no cardápio, procuramos atender na hora”, reforça a administradora.

Além das encomendas, que não param de crescer, a AB Gourmet já fornece doces para alguns restaurantes e cafés da cidade. “É tudo feito artesanalmente, sem uso de conservantes e com muito carinho”, garante Bárbara. “Alguns clientes já se tornaram fiéis”, acrescenta Andréa.

Na busca por essa inovação constante, as sócias estão sempre fazendo experimentos, aperfeiçoando pratos de família e lançando produtos. Para o Natal, por exemplo, elas adaptaram a receita de panetone da bisavó de Bárbara, que era italiana. “Fizemos umas mudanças daqui, acrescentamos outros ingredientes de lá, como o Cointreau e o leite Ninho, e chegamos ao que batizamos de brigatone”, explica Bárbara.
Gustavo Breder/Esp. CB/D.A Press

Os panetones vêm recheados em seis sabores: brigadeiro, doce de leite, leite Ninho, Nutella, Ninho com Nutella e brigadeiro com Nutella. “Mas, se o cliente quiser outro recheio, também fazemos. O de limão, por exemplo, fica delicioso”, sugere Andréa. As jovens compartilham com os leitores da coluna a receita do brigatone — uma ótima pedida para a noite de Natal.


Brigatone 

(4 panetones de 700g)

Ingredientes da esponja
20g de fermento biológico seco
200g de farinha de trigo
200ml de água morna

Modo de fazer a esponja
Misture todos os ingredientes, cubra com papel filme e deixe descansar por 30 minutos.

Ingredientes da massa
800g de farinha de trigo
150g de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de leite em pó
1 pitada de sal
10 gemas
6 colheres (sopa) de mel
200ml de água morna
3 colheres (sopa) de essência de baunilha
15ml de Cointreau
Raspa da casca de 2 laranjas
Raspa da casca de 2 limões
160g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
450g de gotas de chocolate ao leite

Modo de fazer a massa
Em um recipiente, coloque o mel, a água morna, a essência de baunilha e o Cointreau. Misture bem e reserve.
Em outro recipiente, ponha a farinha, o açúcar, o sal, o leite em pó, as gemas e a esponja previamente preparada e já descansada. Misture tudo com as mãos até formar uma espécie de farofa.
Coloque essa “farofa” no recipiente em que estava a mistura líquida e bata firmemente com a batedeira.
Quando a massa começar a soltar da batedeira, vá colocando a manteiga aos poucos, sempre batendo.
Quando a massa estiver lisinha, acrescente as raspas de laranja e de limão e bata mais um pouco para misturar.
Abra a massa em uma superfície untada com óleo. Vá abrindo, colocando as gotas de chocolate e fechando, até formar uma grande bola de massa com o chocolate bem misturado. Cubra com papel filme e deixe descansar por uma hora e meia. A massa vai dobrar de tamanho.
Divida a massa em quatro bolas iguais e coloque dentro das formas de papel próprias para panetone, previamente untadas com manteiga. Cubra as formas e deixe descansar por mais uma hora. A massa vai crescer mais um pouco.
Leve os panetones ao forno preaquecido a 180ºC, por 20 a 30 minutos. O tempo vai depender muito do forno, portanto, fique de olho. Quando estiver dourado em cima, faça o teste do palito. Se ele sair limpo, é porque está bom.
Quando estiver frio, faça um corte no topo do panetone, como se estivesse tirando a tampa. Tire um pouco do miolo e preencha com o recheio que preferir: brigadeiro, doce de leite, Nutella e o que mais a imaginação mandar.
Depois de recheado, tampe o panetone e jogue o restante do recheio por cima.
 
Gustavo Breder/Esp. CB/D.A Press
 

Serviço

AB Gourmet
Telefones: 99271-8410 e 99215-5324
Instagram: @abgourmetbsb 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.