Tecnologia

Confira linha do tempo sobre o photoshop

postado em 07/06/2010 02:26
1987

Thomas Knoll cria código de programação para exibir imagens em escala de cinza em uma tela monocromática. Um ano depois, ele e seu irmão John apresentam o produto para várias empresas.

1990

A Adobe assina um contrato de licença de distribuição com os irmãos Knoll para lançar comercialmente o Photoshop 1.0.

1991

Concorrentes do Photoshop começam a surgir, entre eles o PhotoStyler, da Aldus. É lançado, então, a versão 2.0 para Mac do editor de imagens.

1994

Com apenas quatro anos de mercado, o Photoshop é amplamento utilizado por editoras, agências de propaganda e departamentos de marketing. A Adobe adquire Aldus e, um ano mais tarde, adquire, em definitivo, o Photoshop.[SAIBAMAIS]

1999

No ápice da bolha "ponto com", o Photoshop é a ferramenta mais difundida entre as empresas para criar websites. A fotografia digital começa a ganhar força.

2002

Com o aumento da demanda por imagens que funcionam em diversos tipos de mídias (jornais, web, dispositivos sem fio e vídeo), a Adobe lança o Photoshop 7.0, uma das edições mais bem-sucedidas do programa.

2003

Adobe coloca o Photoshop no pacote Creative Suite (junto com Illustrator e InDesign). Também lança um plugin que torna o programa compatível com o formato Raw (que permite produzir imagens com maior nível de detalhes).

2005

Adobe compra a Macromedia. Na versão CS2 são introduzidas melhorias significantes como ferramentas de correção de olhos vermelhos e filtros de correção de lentes.

2008

Photoshop CS4 é lançado com melhorias nos painéis de ajustes e máscaras. A versão Extended chega para atender a demanda por recursos em 3D. Um ano depois surge o Photoshop.com mobile para usuários de celulares.

2010

Atualmente, o editor é oferecido em 27 idiomas para profissionais das mais diversas áreas. Milhares de plugins que acrescentam funcionalidades ao programa estão disponíveis aos usuários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação