Tecnologia

Web de fato e para todos

postado em 02/07/2010 07:01
Qual é a área de atuação da W3C? De que forma ela participa da gestão da internet?
O W3C é um consórcio global que promove a evolução constante da web por meio de desenvolvimento de tecnologias, padrões e boas práticas e garantir que a web seja de fato para todos. O W3C participa dos foruns internacionais de governança da internet, tais como ICANN e IGF nos quais defende permanentemente os seus princípios de uma web para todos, em qualquer dispositivo, respeitandos as questões de acessibilidade, diversidade cultural e geográfica. No Brasil, o W3C tem sido chamado para manifestar sua visão na formulação de políticas públicas, seja na Câmara dos Deputados em suas Comissões Especiais de Ciência e Tecnologia, seja nos Ministérios que tem atuação relacionadas a web. São exemplos, o debate do marco civil da Internet, a Comissão Especial sobre a regulamentação das Lanhouses e o grupo de trabalho sobre acessibilidade na web do Ministério do Planejamento.

Pode-se dizer que hoje a gestão da internet é mais democrática?
Sem dúvida. O IGF (Internet Governance Forum), sob a coordenação da ONU, tem cumprido um papel relevante de construir consensos em torno da governança, estabelecendo princípios de participação, abertura, privacidade e segurança na internet. Por ser um Forum, não tem um papel deliberativo, mas até o momento, o IGF tem sido capaz de manter o equilíbrio da governança, evitando posições extremas como colocar a governança da internet debaixo de um organismo multilateral governamental, como a UIT (União Internacional das Telecomunicações) ou deixar a governança totalmente nas mãos do mercado privado. O modelo brasileiro de governança, definido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é considerado uma referência internacional de sucesso, pois é um modelo baseado no consenso dos 4 setores representados no Comitê (Governo, Setor privado, ONGs e Universidades), sendo que a sociedade civil tem maioria dos assentos e, de um amaneiro única no mundo, seus representantes são eleitos.

A W3C abriu recentemente um escritório no Brasil. A América do Sul é uma região estratégica?
Ganhou um peso maior nas decisões da W3C. Na verdade, o Brasil é um país estratégico na visão de longo prazo do W3C. A direção do W3C, baseado do MIT (Massachusets Institute of Technology), reconhece o papel que os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) tem e terá no cenário mundial, tanto do ponto de vista econômico, como socio-cultural. Por isso, o W3C tem uma estratégia para os BRICs na qual busca fortalecer a participação das instituições desses países nos forums internacionais de debates sobre a web. As ações do W3C Brasil na área de acessibilidade na web e de dados abertos já chamam a atenção e tem colocado uma demanda de uma presença internacional nossa mais forte, particularmente na América Latina.

Como se organiza o W3C, que países e instituições participam de sua composição?
O W3C é um consórcio global com cerca de 400 organizações filiadas do setor público, privado e universidades, de todos os continentes, com destaque para Estados Unidos e Europa. A maior participação é da indústria de tecnologia da informação. A direção executiva do W3C está sediada em Boston, no MIT. Entre seus diretores destaca-se o fundador da web, Tim Berners-Lee. Possui 17 escritórios internacionais, com presença em todos os continentes, sendo que na América Latina existe somente o escritório do Brasil.Desde a criação da web por Tim Berners-Lee, ele preferiu garantir a evolução da web de uma maneira colaborativa e aberta. Por isso, os padrões para web do W3C são livre de royalties, sempre disponível em tecnologia aberta e desenvolvido por meio de consenso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação