Tecnologia

Segundo round

Expansão da consagrada série de luta adiciona novos personagens e cenários. Destaque está no robusto modo on-line

postado em 06/07/2010 08:41
A Capcom é uma das empresas que mais respeita o passado de seus games. Com o jogo de luta Street Fighter, sua joia mais valiosa, a empresa lançou versões ampliadas como se fossem jogos novos, com a alcunha de Super, Ultra, Zero, entre outros. Hoje, com a possibilidade de distribuir conteúdo por download, isso não é necessário, mas a empresa, fiel às tradições da série, lançou, em abril, Super Street Fighter IV, uma expansão do game de luta que revitalizou o gênero há dois anos.

Expansão da consagrada série de luta adiciona novos personagens e cenários. Destaque está no robusto modo on-line

Em sua essência, o game continua o mesmo: a jogabilidade 2D é familiar tanto aos fãs de longa data da série quanto aos iniciados em Street Fighter IV, e os gráficos mais, cartunescos do que realistas, dão um toque retrô, mas que confere fluidez às animações. A diferença aqui é a quantidade de conteúdo adicionado e reeditado. O que mais salta aos olhos é o número de lutadores, que cresceu de 25 para 35. Dos 10 novos, dois são estreantes.

A praticante de tae kwon do sul-coreana Juri mistura os chutes com poderes psíquicos, sendo voltada para jogadores que preferem atacar mais do que defender. O turco Hakan é especialista na luta-livre com óleo, esporte nacional de seu país. O óleo o torna um pouco mais rápido que outros lutadores com técnicas de agarrão.

Os outros oito combatentes vêm de games anteriores da franquia. Do clássico Super Street Fighter II, vem Dee Jay e T. Hawk. A série Zero está representada por Adon (que também esteve no primeiro Street Fighter), Guy e Cody (originais de outro game da Capcom, Final Fight). Do pouco popular Street Fighter III, vem Ibuki, Dudley e Makoto.

Os 10 novos lutadores possuem estilos de jogo muito diferentes e complementam Ryu, Ken e outros 23 presentes. Eles tiveram a força rebalanceada e ganharam um novo movimento Ultra, que serve de último recurso quando você estiver com a barra de energia quase no final. A boa notícia é que todos já estão disponíveis desde o começo do game, ao contrário da versão passada em que era necessário lutar algumas partidas contra o computador para poder jogar com todos.

Super Street Fighter IV é cheio de referências ao passado. Neste jogo, a maior prova disso são o retorno dos estágios bônus, em que o lutador destrói carros ou quebra o maior número de barris.

Competições
O modo on-line está mais completo em Super Street Fighter IV. Continuam as partidas valendo pontos no ranking geral de lutadores, mas com pontuação diferente. Enquanto os Player Points (PP) medem sua habilidade como jogador, os Battle Points (BP) servem para dizer o quão bom você é com um personagem. A medida tenta incentivar as pessoas a testarem novos lutadores nas partidas on-line sem medo de perder suas posições no ranking.

As partidas simples foram extintas do jogo, e duas opções tomam seu lugar. No Endless Battle, oito jogadores entram em uma sala. Dois jogam, e os outros seis ficam na ;fila;. O perdedor sai, e o vencedor pega o próximo. Enquanto a partida acontece, os que aguardam podem usar um microfone para conversar.

Para os que querem algo mais organizado, o Team Battle é um modo de combate para dois times entre quatro e oito pessoas. Os times se enfrentam apenas em lutas de um contra um. Quem perde é eliminado, e outro integrante toma o seu lugar até o time ser completamente eliminado. E enquanto as lutas acontecem, os outros podem conversar pelo microfone. O modo definitivo de combates on-line é o Tournament, que foi disponibilizado como conteúdo adicional pago.

Os jogadores completamente fanáticos por Street Fighter podem assistir a lutas de outras pessoas em um canal de Replay, que organiza vídeos de cada personagem. É uma boa opção para se especializar em um personagem novo.

Apenas pela quantidade de conteúdo adicionado, Super Street Fighter IV já poderia ser considerado um jogo completamente novo. Se você já tem a edição normal lançada em 2009 para os consoles, a experiência é a mesma. O que dá uma nova cara ao game é a jogatina online. Os novos modos, aliados à opção de chat, criam uma sensação de comunidade e interações que relembram os antigos fliperamas. Mais uma vez, a Capcom prova que entende de luta ; e de nostalgia também.

Torneios na rede
Lançado em 15 de junho nas redes Xbox Live e Playstation Network, o modo Tournament divide até oito lutadores em uma competição com quartas de final, semifinal e final. Um novo jogador pode servir como organizador do torneio, podendo alterar as chaves do torneio. Se você quiser, pode gravar todas as lutas e disponibilizá-las na central de vídeos do jogo.

Expansão da consagrada série de luta adiciona novos personagens e cenários. Destaque está no robusto modo on-lineSuper Street Fighter IV
Produção: Capcom
Desenvolvimento: Capcom
Plataformas: Playstation 3, Xbox 360 e Arcade
Número de jogadores: 1 (single-player) 2 (multiplayer)
Preço: R$ 179,90

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação