Tecnologia

Com gráfico excelente, X-Plane 9 é para quem tem experiência em simuladores

postado em 25/01/2011 08:15
Opção para quem busca uma simulação de voo mais realista do que a proporcionada pelo Flight Simulator X ; ou apenas FS X ; da Microsoft, o simulador X-Plane 9 se destaca pelo realismo e pela versatilidade. Não é para iniciantes em jogos de simulação. Com ele, o usuário pode pilotar várias aeronaves, desde antigos bimotores e simples planadores até complexos helicópteros, cargueiros, aviões de transporte e até mesmo naves espaciais. X-Plane vem com cerca de 40 aviões pilotáveis e conta com cenários de quase todo o mundo, cerca de 18 mil aeroportos, além de porta-aviões, heliportos no topo de edifícios, fragatas que se movem na água e plataformas de petróleo.

A interface do game melhorou drasticamente desde a versão 8, sendo agora muito mais amigável e mais intuitiva. Em X-Plane 9, as aeronaves disponíveis para a simulação podem ser ordenadas por pastas e tudo o que o piloto virtual tem de fazer para modificar as pastas é ir para o caminho de instalação e criar novas pastas no diretório das respectivas aeronaves. Já a seleção do aeroporto pode ser feita digitando uma parte do nome, ou o código identificador, ou apenas uma lista completa de rolagem. Mas, ao contrário do FSX, não é possível filtrar os aeroportos por localização.

Como o X-Plane 9 tem uma grande área de terreno visitáveis (nada mais, nada menos do que toda a Terra), torna-se complicado tentar localizar um aeroporto na área que você está voando. Isso precisa ser determinado antes de você começar a voar, por meio de seu plano de voo. Caso queira, também é possível personalizar toda a interface de voo do usuário, como pré-definições para a sensibilidade do joystick no menu de controles, o nível de forças G que será suportado pelo piloto virtual, a velocidade, pressão atmosférica e aceleração da aeronave em relação ao solo, por exemplo, entre outras características.

Aeronaves
X-Plane 9 traz uma boa variedade de aviões para serem pilotados virtualmente. O jogo inclui dinâmica de voo subsônica e supersônica. O programa é totalmente personalizável, permitindo a criação de texturas, sons e painéis de instrumentos para os aviões. O X-Plane apresenta um modelo de falhas detalhado que conta com 35 sistemas simuladores de panes manuais que podem se manifestar a qualquer momento do voo, seja nos instrumentos de navegação, motores ou controles de voo e de pouso, garantindo assim muito mais realismo na pilotagem.

Entre as aeronaves disponíveis, tanto de asas fixas como de asas rotativas, estão modelos como o helicóptero Black Hawk norte-americano, o Bell 206 Jet-Ranger e o avião ligeiro Cessna 172 até ao supersónico SR-71, o caça F-4 Phantom II (o mais importante dos EUA durante a Guerra do Vietnã), os Boeings 777 e 747, planadores, e naves espaciais como o ônibus espacial da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos ou o avião-foguete X-15. Também pode-se pilotar o esguio Piaggio Avanti, um bimotor italiano que se destaca pelo design. Além disso, é possível adicionar aeronaves como no FSX. Nesse caso, a variedade de modelos e suas respectivas pinturas militares ou civis é quase infinita. A simulação das aeronaves é, em geral, muito bem feita, destacando-se o nível de realismo durante a pilotagem.

Os gráficos exibidos pelo jogo não são os melhores do mundo, mas atendem com perfeição a simulação oferecida. Os sons são decentes, incluindo algumas sensações agradáveis, como a reprodução do barulho do vento uivando ao se acelerar a aeronave que se está pilotando. O tempo também é uma variável em X-Plane 9, desde um céu limpo com alta visibilidade até tempestades, trovoadas com vento, turbulência e tufões de ar totalmente controláveis. O programa desafia o usuário com chuva, neve e nuvens pesadas; inclui navegação térmica para planadores. Além disso, o jogo permite a transferência de dados reais de meteorologia a partir da internet, proporcionando ao usuário sentir as condições atuais do tempo no seu voo.

Diferentemente do FSX da Microsoft, o X-Plane 9 permite ao piloto virtual uma capacidade limitada de simular combates aéreos. Você pode configurar várias aeronaves em até quatro equipes para combater. Isso inclui disparar mísseis que causam danos, ou armas, ou lançando bombas. Todo o tipo de armas pode ser usadas nas aeronaves de combate disponíveis no X-Plane 9, mesmo as nucleares.


Dicas e ajuda
Um bom recurso do jogo é a sua capacidade de rodar em máquinas relativamente pouco potentes no quesito placa de vídeo. Ele tem um desempenho muito bom em execução em hardware antigo. O único problema é a falta de suporte SLI, que arrasta para baixo o desempenho de máquinas com placas de vídeo desse tipo. Além disso, vale lembrar que X-Plane 9 não é um game projetado para novatos. Por isso, é bom contar com a ajuda das comunidades virtuais que existem na internet para dicas de pilotagem, troca de informações, download de aeronaves, apinéis etc., bem como dicas sobre a pilotagem ;virtual; e outras coisas. Não há tutoriais de voo disponíveis em X-Plane 9.


Haja espaço
Desenvolvido pela americana Graphsim Entertainment, o X-Plane 9 é vendido em um box com seis DVDs. A instalação básica, com apenas um dos seis discos, é de 13GB. Se instalar totalmente o X-Plane 9, serão 60GB de espaço utilizado no disco rígido. A razão para isso é que o cenário do simulador não é autogerado, como no FSX da Microsoft. Significa que é preciso muito mais espaço no disco rígido para ter todas as funcionalidades do jogo. Ele é em inglês, mas já conta com manual em PDF traduzido para o português pela Boxware e distribuído exclusivamente pela empresa em todo o país.


Produção: Laminar Research
Desenvolvimento: Graphsim Entertainment
Plataforma: PC (Mac OS X, Windows XP Vista e 7, Linux)
Número de jogadores: 1 (single-player)
Preço: R$ 200

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação