Tecnologia

Aplicativos em dispositivos móveis ajudam no acompanhamento médico

O Informática selecionou alguns dos programas mais baixados

postado em 01/03/2011 07:00
Uma variedade de serviços na web e de aplicativos para smartphones e tablets pode ajudar a levar uma vida mais saudável, além de trazer informações sobre medicamentos e até mesmo ajudar no acompanhamento de doenças, como a diabetes. Na App Store, loja de aplicativos da Apple, do iPad são mais de mil programas que prometem fazer esse serviço.

Um dos aplicativos mais populares para iOS é o WebMD. O programa (em inglês) dá ao paciente a possibilidade de procurar informações de tratamentos e remédios, além de uma busca pela doença com base nos sintomas apresentados. O software ainda permite ter noções de primeiros socorros e listar hospitais e clínicas mais próximos. Um dos diferenciais do WebMD é a identificação dos medicamentos por meio do formato, da cor e do que está impresso na pílula. Se o usuário não tem o tablet nem o smartphone da Apple, é possível obter diagnósticos e mais dicas no website da empresa.

A plataforma Android também oferece boas opções para manter a saúde em dia. Com o Epocrates, é possível reunir dados sobre os sintomas e encontrar um medicamento. O aplicativo ainda oferece notícias da área médica e principais componentes dos remédios. Por US$ 160 anuais, o usuário pode ter um guia para tratamento de doenças infecciosas, uma lista com medicamentos alternativos e uma ampla gama de diagnósticos.

A funcionária pública Viviane Ramos, 29 anos, testou cinco aplicativos para ter mais controle do diabetes. ;Antes de comprar meu iPhone, em novembro do ano passado, já sabia que poderia baixar aplicativos que contribuiriam para o diabetes;, explica. ;Os melhores que eu encontrei foram o Bant e o Diabetes Log. Eles são mais práticos e didáticos. O primeiro mostra como se fosse um gráfico ; na vertical, aparece o horário e, na horizontal, os níveis glicêmicos. Por exemplo, se tenho a medida do café da manhã, eu coloco como registro;, aponta.

Com relação ao segundo programa, Viviane ressalta a possibilidade de ter todos os dados à mão. ;O Diabetes Log oferece a opção de inserir informações. O usuário coloca o horário, as opções de nível glicêmico, o tipo de insulina, além da quantidade de insulina que vai ser injetada no momento. Os dois servem como um caderno de anotações para termos um balanço de como andam as taxas glicemicas;, ressalta. A funcionária pública aprova esse tipo de aplicativo. ;Diabéticos bem sabem como é chato ter que ficar anotando tudo o que come ou o que injeta, e se deixar para depois acaba esquecendo. Quando vou ao médico, preciso ter esses dados. O telefone evita ter que carregar papéis.;

É do Brasil
Em português, há dois aplicativos que prometem ser uma mão na roda. Com o Genéricos BR, que teve 72 mil downloads, os usuários podem, a partir do nome popular do remédio, consultar o correspondente genérico. O melhor do programa é não precisar estar conectado para acessar as informações. Além disso, todos os dados fazem parte do banco da Anvisa. ;Quando comecei a desenvolver aplicativos para iPhone, precisava de um projeto interessante e que prestasse serviço público. Ao lançar o Genéricos BR, não esperava tamanho retorno, achei que seria algo que apenas os médicos poderiam se interessar, mas foi geral. Resolvi um problema meu e também o de outras pessoas;, explica Marcos Gurgel, 33 anos, desenvolvedor do aplicativo.

;De um modo geral, as dúvidas sobre saúde não podem esperar para ser respondidas;, ressalta Gurgel. O Bulas, outro aplicativo do brasileiro já teve 4,5 mil downloads, traz a maior parte das bulas dos remédios vendidos no Brasil. São mais de mil informações sobre medicamentos disponíveis e ainda é possível exportar as informações dos medicamentos em PDF para outros aplicativos compatíveis com o formato. ;O maior problema que tenho é com atualizações. Mas só vou publicar material avaliado pela Anvisa. Preciso de uma base confiável. Por agora, algumas melhorias serão aplicadas na usabilidade e nas correções ortográficas;, explica Gurgel.


Dr. Google
O site de buscas oferece um serviço que monitora a saúde do usuário e ajuda a lembrar as datas das consultas. Com o Google Health, é possível organizar e guardar todo o histórico médico. Se o hospital, o médico e as farmácias forem parceiras do Google, as informações podem ser interligadas e adicionadas ao histórico. Definir metas de perda de peso, pressão sanguínea e até mesmo do progresso na academia também podem ser monitorados. Para começar a utilizar o serviços, basta ter uma conta do Gmail.


Para médicos
Os smartphones também oferecem programas voltados para ajudar os médicos. O iStethoscope Pro, por exemplo, transforma o iPhone em um estetoscópio. O uso é fácil: basta encostar o smartphone na direção do coração e, com a ajuda do fone de ouvido, ouvir os batimentos cardíacos. O aplicativo mostra, ainda, um gráfico dos batimentos. Os videogames também têm ajudado os profissionais da saúde. O Kinect foi hackeado por estudantes da Universidade de Washington e está sendo utilizado para guiar as ações de um robô-cirurgião.

O Informática selecionou alguns dos programas mais baixados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação