Tecnologia

Tecnologia e esporte na ponta dos dedos com o HP Field House

Atração do Complexo da ESPN, HP Field House usa o recurso do TouchSmart para aguçar o tato de técnicos, atletas e usuários, e transformar os sonhos em realidade

Enviado Especial
postado em 19/04/2011 08:00

O ESPN Wide World of Sports Complex abriga o HP Field House, com 165 mil metros quadrados e capacidade para receber até 5.500 pessoas
Orlando (EUA) ; Dizem que jornalista esportivo é um jogador (de futebol, de basquete, de vôlei, de futebol americano, de beisebol, de tênis, de hockey) frustrado, mas no mundo encantado de Walt Disney, até um perna de pau como eu consegue curar os seus traumas, ter 30 segundos de fama e virar não só craque, mas até capa de revista de uma hora para outra, como num passe de mágica.

A varinha de condão não pertence a Mickey Mouse e muito menos a alguma fada madrinha dos contos infantis. Graças à tecnologia TouchSmart desenvolvida pela Hewlett-Packard (HP), o poder estará disponível na ponta dos seus dedos quando visitar o ESPN Wide World of Sports Complex.

Imagine, por exemplo, criar o seu avatar vestido dos pés à cabeça de jogador de futebol, com direito a chuteira, meião, calção, camisa personalizada e penduricalhos ao estilo Ronaldinho Gaúcho, ou editar a própria imagem na primeira página de uma publicação de grande circulação.

Tudo isso é possível explorando a tecnologia HP TouchSmart instalada nos PCs 9300 Elite Business de sete quiosques espalhados em pontos estratégicos do centro esportivo da ESPN. Basta tocar ou deslizar os dedos na tela para o software fornecer ao usuário serviços que vão desde um guia virtual interativo com informações completas de todos os parques da Disney a mapas, clima, restaurantes, atrações do dia e da semana, programações e imagens em alta resolução de eventos esportivos.

Das opções disponíveis no variado repertório tecnológico, uma das mais divertidas é estacionar em frente a um quiosque e usar as mãos para confeccionar o próprio avatar. É possível desenhar um clone com fisionomia, tons de pele e cabelo o mais idêntico possível e, de quebra, o usuário ainda se dá ao luxo de escolher o número da camisa, as cores e o modelo do tênis, das meias e dos acessórios. Além de imprimir o avatar e usá-lo como credencial durante o passeio, é possível enviar o modelo por email a um amigo, seja para virar alvo de piada ou matá-lo de inveja.

As criações pessoais são enviadas para o Centro de Criação Fotográfica, uma das inovações da HP Field House. Reinaugurado em março, o espaço de 165 mil metros quadrados permite aos fãs do esporte não apenas a impressão do seu avatar. É possível também baixar fotos, tratá-las, armazená-las em CD, confeccionar calendários, agendas, cartões e até pôster em alta resolução a partir de imagens registradas ao longo do passeio pelo complexo.

;A HP Field House expande uma parceria de décadas entre HP e Walt Disney para oferecer ao público uma experiência gratificante unindo a paixão pelo esporte e tecnologia interativa;, comentou Carlos Montalvo, vice-presidente do Instituto de Programas de Inovação da marca.

Com o novo recurso, é possível criar personagens únicos ou famosos

Inovação
Parceira de Walt Disney há quatro décadas, a HP também permite a interação com as tecnologias de ponta da marca no Laboratório de Inovação do complexo da ESPN, onde é possível ter contato, por exemplo, com aplicativos 3D como o recém-lançado TouchPad, por exemplo. ;O Laboratório de Inovação oferece aos visitantes uma oportunidade única de interagir com os novos produtos HP de uma forma inédita. HP, Disney e ESPN são sócias no desenvolvimento de aplicativos 3D e na criação de produtos personalizados, como a compilação de estatísticas lançada recentemente para oferecer serviços de estatística para fãs do esporte presentes nas arenas;, explica Felipe Núñez, relações públicas da HP para a América Latina e mercado hispânico nos Estados Unidos.

;Quanto ao 3D, queremos que um usuário posicionado na arquibancada sinta-se dentro do campo ou da quadra. Queremos capturar todos os ângulos do jogo para que ele sinta-se o mais próximo possível da realidade. Sabemos que a tecnologia muda a cada dois meses, mas é importante continuar aprendendo para oferecer a melhor integração possível aos técnicos, jogadores e usuários;, acrescentou o vice-presidente de Programas de Inovação, Carlos Montalvo.

Atração à parte
Reinaugurado em março, o HP Field House é uma arena multiuso de 165 mil metros quadrados com arquitetura clássica, dos anos 50, instalado dentro do ESPN Wide World of Sports Complex desde 1997, quando o complexo passou a fazer parte da Disney, em Orlando. A Arena tem capacidade para 5.500 pessoas e pode receber jogos de basquete, vôlei, hockey sobre patins, competições de luta, ginástica, artes marciais, shows e convenções. O espaço abriga escritórios de tecnologia da HP, como o Centro de Criação Fotográfica, oferece ao usuário os quiosques com tecnologia TouchSmart e exibe no subsolo relíquias de esportes como futebol, futebol americano, basquete, beisebol, futebol americano e tênis.


O jornalista viajou a convite da Hewlett-Packard (HP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação