Tecnologia

Intel lança processador de 22nm, 37% mais veloz que antiga geração

postado em 04/05/2011 14:26
A Intel lançou nesta quarta-feira (4) a linha Ivy Bridge de processadores de 22 nanômetros. Com isso ela rompe com a barreira da indústria de computação que até então utilizava transitores de 32nm e se adianta a sua concorrente, a AMD, se tornando a primeira empresa do setor a apresentar o novo padrão ao mercado.

Voltados para o uso em dispositivos móveis como smartphones, tablets, netbooks e até TVs inteligentes, o processador conta com suporte 3D, abrindo um novo mundo para aplicações nesses tipos de dispositivos. Por serem produzidos a partir de um novo design chamada de Tri-Gate ; que é tridimensional, diferente dos atuais planos ; conseguem obter um melhor desempenho e economia de energia.

;Conseguimos alcançar significantes mudanças na estrutura de construção. Com isso, os transitores de 22nm conseguem ser 37% mais velozes quando comparados à geração anterior de 32nm. Isso é algo sem precedentes na indústria, já que nunca alcançamos essa performance com outras tecnologias;, disse o diretor de processos de arquitetura e integração da Intel, Mark Bohr.

Além disso, a nova safra de chips que será produzida em larga escala até o fim desse ano consome apenas a metade da energia exigida pelos transitores 2D de 32 nanômetros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação