Tecnologia

Apple lança serviços na nuvem e iOS 5

postado em 06/06/2011 16:58

Ao contrário das edições passadas, o Worldwide Developers Conference (WDC) da Apple realizada todos anos em São Francisco não guardou os mistérios da apresentação de Steve Jobs e, na semana anterior já havia divulgado o que esperar da atração. Nesta segunda-feira, o CEO da Apple, subiu ao palco e mostrou o iCloud, sistema de armazenamento de arquivos na nuvem, o iOS 5, sistema operacional para os dispositivos móveis da empresa e o OS X Lion para os computadores e laptops.

"Nós vamos mover o hub digital, o centro da nossa vida digital para a nuvem", disse Jobs durante a apresentação. Com o iCloud será possível armazenar músicas, vídeos e fotos dos aparelhos da empresa, como iPhone, iPad e iPOd, e também de PCs, em servidores da Apple. "Hoje é muito chato e frustrante ter que atualizar toda informação entre os aparelhos", ressaltou Jobs. Com o iCloud será possível puxar o conteúdo via wi-fi quase imediatamente.

Os serviços de contatos, calendários, e-mail, aplicativos comprados pela App Store e iBookStore podem ser incluídos no iCloud de graça e baixados em até 10 dispositivos. O usuário tem direito a 5GB de espaço. Com o Photo Stream, as imagens são enviadas para o servidor e podem ser baixadas em outro aparelho sem esforço. O iTunes também entra nesse esquema da nuvem e permite compartilhar as músicas entre os dispositivos.

iOS 5

As novidades para os aparelhos que usam o iOS também são grandes. O sistema de notificação de mensagens, calendários e de aplicativos foi aprimorado e agora não há mais pop-ups surgindo na tela. A função Newsstand faz dos aparelhos uma banca de jornal, no qual assinaturas podem ser compradas e armazenadas no telefone.

A integração com o Twitter também aumentou. A partir da atualização, o usuário poderá enviar fotos, por exemplo, sem precisar entrar no aplicativo. Ainda na interface, o iOS vem com um sistema de notas mais intuitivo e que promete alertar o usuário dos compromissos.

O botão de volume ganha mais uma função e poderá ser usado para tirar fotos. Jobs anunciou ainda o fim do cabo para sincronizar os dipositivos com o iTunes, tudo poderá ser feito via wi-fi. Uma outra mudança significativa é a introdução do iMessage, uma espécie de BBM da Apple, com ele é possível mandar mensagens via rede 3G ou wi-fi e saber se a pessoa leu e quando está respondendo.

O iOS 5 estará disponível entre setembro e outubro.

Veja vídeo, em inglês, com as principais novidades do iOS 5.



OS X Lion
Os gestos multitouch do sistema opercaiona OS X Lion para computadores da Apple foram as grandes novidades da apresentação. Entre esses gestos estão a possibilidade de pinçar para dar zoom, rolar a barra de rolagem, abrir programas com um toque do dedo, mover para esquerda e direita ou trocar entre aplicativos abertos.

O lançamento do Mission Control vai permitir acessar tudo que está rodando no Mac. o Lion inclui ainda um aplicativo de e-mail completamente redesenhado e o Auto Save, que salva automaticamente e a toda hora os arquivos abertos. O sistema estará disponível em julho ao preço de US$ 29,99.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação