Tecnologia

Backups se popularizam, mas dados do celular ainda são deixados de lado

postado em 21/06/2011 08:42
Os procedimentos de backup ; termo usado para a cópia de segurança dos arquivos virtuais ; são altamente recomendados por leigos e especialistas em tecnologia, mas a tarefa é eternamente adiada. Quando as informações estão num aparelho celular, então, são poucos os que se lembram de fazer uma réplica do conteúdo mais importante. Muitas vezes, o hábito só vem com o trauma, quando o dispositivo é roubado ou para de funcionar. Na desatenção, agendas telefônicas, mensagens e até contatos profissionais vão parar no limbo, e a recuperação dos dados nem sempre é fácil.

Guilherme Maganhato, 18, passou por diversos problemas quando seu celular dual-chip foi roubado, no começo do ano. O estudante de Sorocaba, interior de São Paulo, estava com o aparelho havia duas semanas. ;Entreguei cópias do meu currículo, em diversas empresas, com os números de telefone que perdi. Consegui recuperar um deles, mas ainda assim tive que ligar em vários lugares para atualizar os dados.; Mesmo com o susto, Guilherme não adquiriu o hábito do backup. Mas ele garante que ;não dá bobeira; para evitar um novo roubo.

Situação parecida aconteceu com Mariana Viégas, 23, que teve um Nokia E63 furtado em um bar na Asa Sul, em janeiro. ;Mesmo com boletim de ocorrência, meu plano de dados só me permite pegar outro aparelho daqui a alguns meses;, lamenta. Desde então, vem usando um modelo mais antigo, dos vários que estavam encostados em casa.

A estudante universitária perdeu fotos, e-mails e todos os contatos da agenda. ;Hoje, duplico meu catálogo de contatos nos dois celulares ativos. Tomara que não roubem os dois de uma vez;, torce.

Para quem não quer correr o mesmo risco, as empresas disponibilizam opções de backup e sincronização. É possível manter uma cópia segura da agenda de contatos, do conteúdo multimídia e até mesmo das configurações de tela. As operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro têm serviços próprios de hospedagem de contatos, que devem ser contratados pelo usuário no atendimento on-line ou por telefone (ver quadro). Vale frisar que o serviço funciona apenas para os contatos registrados na agenda do chip.

Na nuvem
O backup dos demais conteúdos, guardados na memória interna do celular ou no cartão de memória, é de responsabilidade das fabricantes. Os modelos da Nokia contam com o software Ovi Suite (http://bit.ly/kdCKgI), que transmite do computador para o celular (e vice-versa) contatos, mensagens, músicas, fotos e vídeos. Pelo próprio aparelho, é possível criar uma cópia dos dados no cartão de memória, ou trasmitir para outro celular via Bluetooth.

A RIM, fabricante dos smartphones Blackberry, dispõe de um software gratuito, o BlackBerry Protect (http://bit.ly/i78Dc, em inglês). Além da sincronização com o PC, em caso de perda ou roubo, o usuário pode limpar todas as informações, acionar uma trava eletrônica com aviso sonoro e rastrear a localização do aparelho desaparecido.

No caso dos dispositivos da Apple, o programa recomendado é mesmo o iTunes, responsável pela transferência dos arquivos multimídia. Os contatos são sincronizados com o aplicativo de email do sistema operacional (Outlook para usuários do Office, e Agenda nos computadores Mac, por exemplo). O iCloud, serviço de hospedagem ;na nuvem;, deve ser lançado no segundo semestre para iPhones com o sistema iOS 4.3.3 e iPads. Com ele, o usuário ganha cinco gigabytes de armazenamento virtual ; e o banco de dados pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado.

Ainda no grupo dos fabricantes, a Motorola oferece em todos os aparelhos com sistema operacional Android uma cópia de segurança no banco de dados da Google. Assim, em caso de perda ou roubo, é possível acessar o servidor da empresa e restaurar os dados armazenados. O smartphone ou aparelho roubado pode ser bloqueado a distância, evitando que um terceiro tenha acesso a dados sigilosos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação