Tecnologia

Alemães apresentam projeto para produzir energia solar no RN

postado em 11/07/2011 22:06
Projetos que incrementem a economia através de novas tecnologias, desenvolvimento sustentável e qualificação profissional. Para tratar de iniciativas como essas a governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, receberam na tarde desta segunda-feira (11), empresários alemães do setor de energias alternativas que no conjunto tem projetos da ordem de 1,5 bilhão de euros para o setor de energia solar para serem investidos no RN.

Acompanhados do presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta, responsável por convidar a comitiva à Natal, os empresários apresentaram para a governadora Rosalba Ciarlini um projeto de produção de placas para geração de energia solar a partir de areia, matéria prima abundante no estado, e posteriormente produção dessa energia no Rio Grande do Norte, formando assim uma unidade auto-sustentável e centro de capacitação profissional.

De acordo com o prefeito da cidade alemã de Furth im Wald, Johannes Müller, o projeto já vem sendo utilizado com sucesso apesar da pouca oferta de luz solar do país.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, projetos como esse são bem-vindos ao Rio Grande do Norte. ;Se mesmo com uma estação de inverno rigoroso a produção desse tipo de energia limpa é possível na Europa, aqui no Estado iremos fazer os estudos necessários para estabelecer uma maneira de aproveitar nosso potencial para termos também bons resultados;, disse Rosalba Ciarlini.

Atualmente no Estado já há algumas cooperativas que distribuem energia solar, e que poderiam passar a também produzi-la. ;Temos que aprender e fortalecer essa atividade no Estado, levando as cooperativas locais para conhecerem o projeto. Capacitação de mão de obra local para geração de emprego, renda e desenvolvimento tecnológico, esse é o tipo de proposta que buscamos;, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Também participou da reunião o presidente da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB/RN), Roberto Coelho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação