Tecnologia

Os jogos retrô vêm sendo resgatados pela indústria e pelos consumidores

Videogames antigos deixam os sótãos empoeirados e ganham destaque em lojas e eventos. Movimento é impulsionado por empresas que ainda se baseiam na estética retrô para criar outros jogos

postado em 09/08/2011 08:24
Sensores de movimento, múltiplas telas, gráficos tridimensionais em altíssima resolução e diferentes modos de interagir em rede com outros jogadores. Histórias complexas e personagens com árvores genealógicas, traumas e inseguranças. Características como essas se tornaram um padrão para os jogos eletrônicos lançados nos últimos anos, em busca de um consumidor cada vez mais exigente e com maior conhecimento tecnológico. Em um cenário paralelo, duas barras verticais continuam a rebater um quadrado branco, um protótipo de Indiana Jones ainda pula na cabeça de jacarés, e os sapos pixelados não param de atravessar ruas e rios.

Se não reconhecer as descrições acima, tente pelo nome dos jogos: Pong, Pitfall! e Frogger. Nada? Colecovision, Odyssey e Telejogo lembram alguma coisa? Pois bem, tudo isso diz respeito às primeiras gerações de videogames, lançadas nas décadas de 1970 e 1980. Os chamados ;jogos retrô; passaram muito tempo esquecidos, mas vêm sendo resgatados pela indústria e pelos consumidores.

No Brasil, o mercado de jogos antigos é tímido, mas insistente. A maior oferta de material é resolvida em fóruns na internet, que possibilitam o contato com colecionadores de todo o mundo. Daí em diante, é preciso lidar com outros problemas, como as taxas de importação. ;Mesmo se a transação é feita num valor baixo, a Receita Federal pode contestar as notas fiscais e tributar sobre um valor estimado, baseado em produtos recém-lançados;, lembra Moacyr Alves Jr., presidente da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames) e colecionador.

Troca-troca
Em São Paulo, uma rede de lojas de eletrônicos criou uma seção especializada para comercializar as relíquias. Na prateleira, estão disponíveis jogos de NeoGeo, Sega Saturn e Game Boy Color, entre outros. O clássico Pac-Man para Atari, por exemplo, custa R$ 29. Já um console Super Nintendo em bom estado de conservação sai por volta de R$ 150.

Cafu Sampaio, supervisor de vendas, explica que a relação entre a empresa e os consumidores se baseia na troca por outros produtos. ;A maioria do material é seminovo, porque as empresas já descontinuaram a produção;, afirma, garantindo o bom estado de conservação das peças. Mais informações estão disponíveis no site da empresa (www.eletromilgames.com.br).

O difícil acesso e a aura de antiguidade aumentam o fascínio pelos jogos, que continuam sendo referência para muitos produtos de última geração. ;Os softwares independentes ainda bebem muito na fonte desses videogames antigos;, conta Kao ;Cyber; Tokio, professor de design de games.

Ele cita como exemplo o 3D Dot Game Heroes, lançado no ano passado para PlayStation 3. Criado pela Silicon Studios, o jogo revive o visual 8-bits de seus ;avôs;, misturando-o a uma plataforma de ação tridimensional. Além dele, franquias como Mario e Mega Man seguem fiéis a uma estética 2D e pixelada na maior parte de suas sequências.

Kao ressalta a importância dessas releituras para resgatar antigos consumidores, que cresceram e deixaram de lado os jogos. ;É também uma forma de mostrar ao público mais jovem que, mesmo com o hardware espartano e limitado que tínhamos na época, era possível desenvolver jogos de qualidade;, complementa.

Emulação
Para quem não tem dinheiro ou espaço para encher a sala com diversos consoles, dá para experimentar a emulação nos aparelhos mais recentes. O Virtual Console do Nintendo Wii, por exemplo, permite ao usuário baixar jogos de diversas plataformas antigas, como Super Nintendo, Nintendo 64 e Mega Drive ; a lista de jogos e o preço variam de acordo com o país. Para o portátil 3DS, o aplicativo oferece games de Game Boy (Color e Advance) e Nintendinho (NES). Até o fechamento desta edição, a empresa não havia informado a disponibilidade do serviço e os preços praticados no mercado nacional.

Quem tem um Xbox 360 em casa pode relembrar alguns títulos do Xbox original, lançado em 1999. Ok, não é tão antigo quanto um River Raid, mas a lista de jogos retrocompatíveis inclui Worms 3D, os primeiros títulos da trilogia Halo e até uma coletânea de games do Atari. A lista completa está no link http://bit.ly/iyRuaY.

No caso da Sony, a negociação é um pouco mais complicada. A retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 2, presente na primeira versão do PS3, foi retirada dos modelos Slim, mais recente. Segundo a empresa, a decisão se baseou no ;crescente aumento do PS3 nos Estados Unidos;. Como consolo aos usuários, o PS2 ; que também roda discos do Playstation original ; ainda é vendido em boa parte das lojas especializadas a preços razoáveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação