Tecnologia

Wikipedia passa por problemas e provoca a fuga de articulistas

postado em 15/08/2011 08:00

Símbolo do que ficou conhecido como web colaborativa, a Wikipédia enfrenta uma crise. Seu fundador, Jimmy Wales, reconheceu que o site vem perdendo voluntários e que o sistema de alimentação de artigos afugenta novos participantes. Especialistas vão ainda mais longe: a edição dos textos sofre interferências políticas e ideológicas e, em alguns casos, o ambiente se torna tão hostil que muitos preferem deixar o assunto de lado. Mas há esperança. Wales pretende incentivar colaboradores por meio das universidades, e não faltam boas ideias para garantir que a maior enciclopédia do mundo mantenha o seu reinado.

No início do mês, o criador da Wikipédia assumiu, pela primeira vez, que a marca de 90 mil voluntários estava diminuindo. Embora não tenha falado em números, Wales disse, em uma entrevista à agência Associated Press, que é preciso mudar a forma de inserção de conteúdo. ;Não é uma crise, mas eu considero que seja algo importante. Diversas diretrizes editoriais são impenetráveis para os novos usuários;, afirmou o fundador do quinto site mais acessado do mundo. A enciclopédia usa o sistema MediaWiki, um dos melhores do tipo, mas que está longe do ideal. ;Ele é, certamente, intimidador para quem não tem tanta prática com computadores;, opina Adam Brandizzi, que escreve para as páginas há quatro anos.

Frederic Lardinois, do site ReadWriteWeb, concorda que a barreira para os iniciantes é muito alta. ;Você tem que saber a linguagem de marcação para começar. Não é mais difícil do que aprender HTML, mas muitas pessoas que estão muito bem informadas sobre um determinado tópico podem não estar dispostas a dar esse passo;, observa. Outro problema apontado pelo especialista é a falta de isenção na edição dos artigos. Muitas vezes, um editor muda o conteúdo como bem entende e a pessoa que escreveu nem sequer fica sabendo o porquê. Em outros casos, temas relacionados a política, religião e esporte, por exemplo, geram imensas discussões entre os wikipedistas.

Muitos atribuem os embates à falta de clareza quanto às regras do site. Além disso, o sistema acabou criando um grupo de gestores acomodados. ;A coisa mais grave é que, com o tempo, a Wikipédia incentivou a permanência de editores considerados autoritários por muitos usuários da rede;, afirma o professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC,especialista em software livre. Segundo Amadeu, o maior desafio é reconhecer o mérito das pessoas que produzem bons artigos e, ao mesmo tempo, não afastar quem está começando na ;carreira;.

Para tentar resolver esse paradoxo, Jimmy Wales anunciou a implantação do botão WikiLove, uma espécie de ;Curtir; da enciclopédia on-line. Ainda em teste, o recurso serviria para que os leitores manifestassem a sua opinião sobre a qualidade dos textos. ;Eu não acredito que isso terá forte impacto. Há uma grande diferença entre classificar e editar um artigo. Talvez novos editores apareçam, mas não devem ser muitos;, pondera o Lardinois, do site ReadWriteWeb. O especialista também afirma que muitos voluntários desistem de alimentar o site devido ao esgotamento de muitos termos. ;Recém-chegados podem sentir que a Wikipédia está quase completa. Hoje, há poucos tópicos onde realmente pode haver uma contribuição significativa;, diz.

Pergunte aos universitários

Dessa ameaça, pelo menos, a Wikipédia em português parece estar livre. ;Não acredito que um verbete fique congelado, ainda mais na nossa língua. Falta muita tradução;, aponta o professor Sérgio Amadeu. E é exatamente em lugares como o Brasil que os administradores da enciclopédia devem buscar apoio. Segundo a agência Associated Press, a organização está tentando ampliar o programa com docentes de graduação. A proposta é que eles estimulem seus alunos a produzir conteúdo para o site. O foco do projeto será aqui, na Índia, no Canadá, na Alemanha e no Reino Unido. ;Eu acho uma ótima ideia. Os estudantes serão motivados a descobrir como usar a Wikipédia, sem se importar muito com seus problemas;, opina Lardinois.

Há quem acredite, contudo, que essa medida não será suficiente para que a enciclopédia virtual supere a crise. ;Poderia haver, por exemplo, eventos para atrair voluntários, convites para professores do ensino médio ajudarem seus alunos a colaborarem, em vez de forçar jovens a escrever redações que só serão lidas uma vez;, sugere o wikipedista Adam Brandizzi. Para Romero Tori, professor da Universidade de São Paulo e especialista em mídias interativas, a solução pode estar na inclusão de publicidade nas páginas do site.

Um dos princípios da Wikipédia é não abrir seu espaço para a propaganda, pois, segundo seus idealizadores, isso acabaria comprometendo o conteúdo de muitos artigos. ;Mas, com anúncios, a enciclopédia teria condições de contratar profissionais para fazer a edição dos textos. Os voluntários continuariam no sistema, fazendo a supervisão desse trabalho;, imagina Tori. O professor afirma que a perda de audiência da Wikipédia está relacionada à expansão de grandes sites, como o Facebook e o Twitter. ;As pessoas continuam tendo a mesma disponibilidade de horas em seu dia, só que, hoje, os internautas gastam muito mais tempo em redes sociais;, observa.

Uma alternativa, diz Tori, seria a integração com essa plataformas, de forma a criar grupos responsáveis pela atualização de determinados verbetes. Seja como for, a maioria dos usuários ; leitores e colaboradores ; mantêm fé no potencial do projeto. ;A Wikipédia mostrou que a ideia de web colaborativa não era um sonho e ela ainda é apontada como número um nesse conceito;, lembra Frederic Lardinois. ;Não importa quais são seus problemas, creio que o site tem um futuro brilhante. Essas questões são parte do atual patamar de crescimento da Wikipédia;, aposta.

Um por todos
O conceito de web colaborativa ; ou web 2.0 ; surgiu em 2004, na empresa de Tim O;Reilly, um dos grandes entusiastas do software livre. A ideia diz respeito a uma segunda fase da rede de computadores, na qual os usuários assumem uma nova relação com a plataforma. Não há mudança técnica em relação à versão anterior, mas, agora, há mais interação e participação dos internautas.

Mundos conectados
O termo wiki deriva do idioma havaiano ;wiki wiki;, que significa extremamente rápido. Em tecnologia, ele designa os vários hipertextos que podem ser inseridos em um mesmo artigo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação