Tecnologia

Alerta por SMS envia informações sobre a cheia de rios em locais de risco

postado em 11/07/2012 08:00
A cada enchente, maiores são os estragos. Pessoas prejudicadas pela força da água perdem casas, bens, a própria vida e a de parentes. Basta chover para que moradores de vários cantos do país comecem a se preocupar com os desastres. E, todo os anos, vem à tona a mesma pergunta: não há nada que possa ser feito para prevenir tamanha desgraça? A solução passa por questões ambientais, urbanísticas, sociais e tecnológicas. Pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, Jó Ueyama trouxe uma ferramenta para o último quesito. Ele desenvolveu um sistema capaz de detectar quando os rios estão enchendo e, a partir daí, emitir alertas por mensagem SMS.

De acordo com o pesquisador, o objetivo do sistema, chamado e-NOE, é monitorar os níveis de poluição e a possibilidade de enchentes em rios urbanos. ;A ideia é minimizar as perdas materiais e de vidas a partir desse sistema;, salienta. Ele explica que, para medir o nível de água do rio, é utilizado um sensor de pressão. Pelos princípios físicos, a pressão exercida em determinado ponto do rio está relacionada à altura da coluna de água acima desse ponto. ;Sendo assim, com um sensor de pressão, pode se obter facilmente a altura da coluna de água acima do sensor;, explica Ueyama. Ele conta que, se a altura aumentar abruptamente em um pequeno intervalo de tempo, pode significar indícios de uma possível enchente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação