Tecnologia

Produtos retrô viram moda e invadem a indústria de eletrodomésticos

Tatiana Nascimento
postado em 22/12/2012 19:41

A professora pernambucana Fabiana Moutinho, 39 anos, sempre gostou de coisas antigas. Ou daquelas que são novas, mas têm um certo ar retrô. Móveis, garrafas, eletrodomésticos. Ela comprou em Minas Gerais um rádio antigo (que não funciona) para decoração. Ficou louca por um novinho vintage que viu na última quarta-feira em uma loja do Shopping Recife. ;Esse não dá para levar agora porque a mala já está cheia. Moramos em Brasília. Mas vi e resolvi mostrar ao marido. Vai ser a nossa próxima aquisição;, garante Fabiana.

O marido, o engenheiro Fábio Delgado, 40, embarca na paixão de Fabiana. E entrega que, antes do rádio, provavelmente o casal deve comprar o frigobar retrô da Brastemp. Lançado em 2007 nas cores vermelha, amarela e azul, o minirefrigerador se tornou um sucesso de vendas da marca. ;É verdade. Vamos comprar. As pessoas preferem o vermelho. Mas eu gosto do amarelo;, explica a professora. Para ela, toda essa onda retrô é mais do que bem-vinda. As vitrines e a internet estão cada vez mais recheadas de produtos com a cara de antigamente.

Entre os relançamentos, uma característica marcante: grande parte voltou ao mercado depois de campanhas feitas pelos próprios consumidores, especialmente nas redes sociais. Um exemplo é o Genius, sucesso entre a criançada da década de 1980 que voltou em setembro para comemorar os 75 anos da Brinquedos Estrela. Considerado o primeiro jogo eletrônico lançado no Brasil, o ;computador que brinca; chegou a vender 500 mil unidades entre 1980 e 1981. O brinquedo retornou às lojas custando a partir de R$ 129.

Para a Daniela Cianciaruso, gerente-geral de marketing da Whirlpool Latin America, dona da marca Brastemp, ;o retrô já deixou de ser uma ;onda; para se tornar uma tendência que veio para ficar e está presente na moda, na arquitetura e na decoração;. O primeiro modelo retrô da marca foi justamente o frigobar com pé palito. ;O Retrozinho é um best seller desde o seu lançamento;, garante Daniela. Custa a partir de R$ 800 nas lojas. A ideia, acredite, surgiu durante uma reunião do time de inovação e tecnologia da empresa.



O sucesso de vendas fez a Whirlpool desenvolver outros produtos. O refrigerador e o fogão, lançados em 2011, também têm inspiração nos 1950 e 1960, com tecnologia de ponta. O refrigerador tem controle eletrônico externo de temperatura. E conta com o frost free (sistema já evita automaticamente a formação de gelo nas paredes do freezer). Já o fogão tem timer digital que avisa quando o tempo de preparo chegou ao fim. Os preços, no entanto, não têm nada de retrô. O refrigerador custa R$ 8 mil. O fogão sai da loja por R$ 4 mil.

Doce infância
Uma volta à infância mais em conta é para os nostálgicos alimentares. Os fãs do Lollo, o ;chocolate fofinho da Nestlé;, tiveram o gosto da vitória em setembro, quando a empresa relançou a guloseima com a receita original e a mesma identidade visual (embalagem azul com a vaquinha amarela). O produto era líder de vendas em sua categoria até o início da década de 1990, quando a Nestlé, por recomendação da matriz, na Suíça, mudou o nome para Milkybar. Choveram pedidos pelo Facebook pedindo o regresso do ;fofinho;. Deu certo.

De acordo com a Nestlé Brasil, a embalagem individual e o pacote com três unidades permanecem no mercado até o fim do ano. Já a versão mini ficará para sempre na caixa Especialidades Nestlé. Foi uma comoção tão grande nas redes sociais por causa da volta do Lollo que o Portal Administradores.com iniciou uma campanha pelo Facebook pela volta do chocolate Surpresa (aquele da embalagem do Tigre). ;A companhia estuda diversas possibilidades e não descarta nenhuma ideia. As novidades serão divulgadas no momento oportuno;, informa a Nestlé Brasil.

Chute certeiro
A onda retrô também chegou ao esporte, especialmente ao futebol. Réplicas de camisas históricas fazem sucesso entre os fãs. Os empresários Leonardo Klarnet e Marcelo Roisman sabem bem disso e comemoram o sucesso da Liga Retrô, que foi fundada em 2006 com vendas exclusivamente pela internet. No ano seguinte, os dois começaram a abrir lojas físicas. Hoje, a Liga Retrô conta com 12 unidades. Outras seis serão inauguradas no primeiro semestre de 2013. A meta dos sócios é chegar a todas as cidades sede da Copa do Mundo até 2014 ; o Recife entre elas.

A Liga Retrô começou com 20 modelos. Hoje são mais de 280, incluindo réplicas de camisas do Santa Cruz, Náutico e Sport. Todas as peças são de algodão, material usado até o final da década de 1980 nos uniformes. ;Temos um público mais velho, que viveu a época, e um mais jovem. Gente que não viu a Copa de 82, por exemplo, mas se sente fazendo parte da história ao vestir uma camisa da ;época;;, conta Marcelo. No ano passado, a empresa faturou R$ 5 milhões. A estimativa era crescer 12% em 2012, mas os sócios já sabem que esta previsão será ultrapassada.

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