Tecnologia

Antes dos 2 anos, crianças já demonstram interesse por tecnologia

postado em 02/01/2013 08:00
Fã da Galinha Pintadinha, Rafael, 3 anos, é capaz de encontrar sozinho vídeos do personagem na internet: Ler e escrever, elas ainda não sabem. Os dedinhos, contudo, são certeiros e passeiam por ícones coloridos na tela do tablet ou comandam o mouse do computador para acessar sites na internet. A intimidade dos pequenos de hoje com a tecnologia deixa muito adulto impressionado e com uma pontinha de inveja. Como pode uma criança dominar equipamentos que ainda assustam seus pais? O fato é que, seja pela sede de aprendizado ou por encarar os eletrônicos como mais uma brincadeira, a novíssima geração aprende rapidamente e consome na mesma velocidade as novidades do mundo tecnológico.



Quando tinha apenas 1 ano e meio, Rafael Duarte começou a demonstrar interesse pelo computador e logo foi estimulado pelos pais e irmãos mais velhos. Começou observando os irmãos usando o equipamento e logo se aventurou a pressionar algumas teclas. Hoje, aos 3 anos, liga e utiliza sozinho a máquina. O pai, Lourival Duarte, conta que o filho é independente quando deseja navegar. ;Se estamos vendo algo na tevê, mas o Rafael não quer assistir, ele vai para o computador e coloca um desenho ou jogo de que gosta. É natural;, diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação