Tecnologia

Sony lança o videogame PlayStation 4 e mostra principais funções do console

A empresa exibe detalhes dos controles e da rede de jogos online

postado em 20/02/2013 20:57
Novo controle do PS4 é exeibido no anúncio do videogame

A Sony confirmou a expectativa dos fãs e anunciou nesta quarta-feira (20/2) o PlayStation 4, o quarto modelo do principal console da marca. A empresa confirmou o lançamento do videogame durante o PlayStation Meeting, que começou às 20h (horário de Brasília).

Em um evento para a imprensa em Nova York, o chefe da unidade de entretenimento da companhia, Andrew House, disse que o PS4 "representa uma mudança significativa da concepção do PlaySation como uma caixa ou console à concepção do PlaySation 4 como um lugar de ponta para se jogar".

"Hoje estamos mostrando uma ilustração do futuro dos jogos", completou Andrew House.

Um dos primeiros pontos do novo console a ser liberado foi o controle. O Dualshock 4 melhorou os controladores analógicos, adicionou um sistema de touchpad, entre outras inovações.

A empresa informou que o PS4 contará com uma estrutura avançada: processador com arquitetura x86, 8GB de memória RAM (padrão DDDR5) e um Hd interno

Dave Perry fala sobre a rede de jogos

Uma das principais novidades está na rede de jogos online. No PS4, o usuário poderá contar com ajudas nos jogos on line. Em uma campanha, o gamer poderá ver comentários dos amigos ou obter ajuda para passar um desafio difícil.

Dave Perry, CEO da Gaikay - desenvolvedora de games que faz parte do conglomerado da Sony -, afirmou que as melhorias da rede foram um dos principais focos. "Estamos criando a mais rápida e mais poderosa rede de games do mundo."


Evento

A empresa convidou a imprensa para assistir ao misterioso evento consagrado ao lançamento do novo console em Nova York às 20H00 de Brasília, proporcionando poucos detalhes sobre o chamado "PlayStation: a evolução. Seja o primeiro a conhecê-lo".

Os especialistas esperavam com ansiedade pelo anúncio de um "PlayStation 4" (PS4), sucessor do PS3, que acumula 77 milhões de unidade vendidas desde seu lançamento em 2006, segundo dados do instituto de pesquisas IDC.

Os principais fabricantes de consoles de videogames estão correndo para atualizar seus aparelhos, já que suas últimas versões têm mais de seis anos de antiguidade.

A japonesa Nintendo foi a primeira a dar um passo adiante ao apresentar seu Wii U, que substitui o Wii, o revolucinário console que ampliou o público dos videogames graças a seu telecomando que detecta o movimento do jogador e que vendeu 100 milhões de unidades desde 2006.

Os especialistas também esperam que o terceiro ator do mercado, a americana Microsoft, apresente este ano o sucesso de seu Xbox 360, que vendeu 76 milhões de exemplares desde 2005, segundo a IDC.

Com agências internacionais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação