Tecnologia

Sistema usa wi-fi para criar ambientes controlados por gestos corporais

A nova técnica permite ligar e desligar aparelhos mesmo quando eles estão em outro cômodo da casa

Roberta Machado
postado em 01/07/2013 09:24
Entregue-se à preguiça. Basta um simples aceno de mão para ligar a televisão, aumentar o volume do aparelho de som ou diminuir a temperatura do ar condicionado ; e tudo sem precisar ir até o cômodo onde estão os equipamentos. Um novo sistema de reconhecimento de movimentos desenvolvido nos Estados Unidos promete tornar real o sonho de uma casa controlada por gestos, usando uma tecnologia que já está presente na maioria das residências: o wi-fi. Além de dispensar sensores sofisticados, o método, desenvolvido pela Universidade de Washington, permite o controle de equipamentos através de portas e paredes, de acordo com o alcance do sinal da internet sem fio. Assim, se você se esqueceu de desligar a luz da sala, mas já está deitado na cama, pronto para dormir, não precisa se chatear. O sistema atende seu comando mesmo com você no quarto.

[SAIBAMAIS]Batizada de WiSee, a tecnologia usa o wi-fi como um radar, que monitora os movimentos das pessoas. Quando alguém se move, a frequência do sinal wireless sofre uma pequena mudança, quase imperceptível. Os pesquisadores norte-americanos desenvolveram um algoritmo capaz de detectar essas variações e interpretar gestos pré-programados. Segundo os autores do projeto, para que gestos a distância passem a controlar os equipamentos, basta adaptar o roteador da casa e instalar o programa de reconhecimento. Os sinais podem partir de um computador ou smartphone comuns, deixados em algum canto da casa. ;Isso redefine sinais wireless que já existem de novas formas. Você pode realmente usar o sistema sem fiopara reconhecimento de gestos sem necessidade de instalar novos sensores;, descreve Shyam Gollokota, professor de ciências da computação e um dos criadores do WiSee.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação