Tecnologia

Feira mostra novidades para facilitar cotidiano de pessoas com deficiência

Entre os inventos, estão uma cadeira de rodas movida pelo pensamento e uma bengala que oferece orientações para cegos

Roberta Machado
postado em 14/08/2013 08:45
Nas mãos de um deficiente visual, um tablet não passa de um pesado pedaço de vidro. Sem ver as teclas virtuais e ícones que permitem a navegação pelo sistema operacional, de nada adianta correr as mãos pela tela. Os cegos estão acostumados, no entanto, a explorar com os dedos os textos escritos com o alfabeto braille. E é essa escrita em relevo que um novo sistema usa para se comunicar com os que não podem ver. Ao descansar a mão sobre um mouse especial, equipado com três conjuntos de pinos, o deficiente visual consegue não somente controlar o dispositivo como também sentir no plástico as letras de pontos em relevo, conforme o texto da tela é lido pelo software.



A invenção, batizada de Portactil, é uma das diversas inovações apresentadas em uma exposição especial no Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que permanece na Escola de Administração Fazendária (Esaf) até amanhã. É com o software livre que o mouse-leitor foi criado, assim como vários outros programas e equipamentos projetados para abrir novas portas para pessoas com algum tipo de deficiência. Ao serem alterados, executados e até mesmo distribuídos livremente, esses programas dão um novo sentido à acessibilidade, que não é mais limitada por licenças ou preços restritivos.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação