Tecnologia

Brasil é o quarto país com vítimas de crimes virtuais, segundo AFCC

Para especialista, legislação ainda está aquém do esperado

postado em 19/11/2013 11:09
Ruy Guerra, professor de informática da UFPE, diz que não há possibilidade de deletar informações na internet: para não se expor, não poste

Você já parou para pensar que tipo de informações você põe na internet? Nome, endereço, telefone, senhas de cartões ou e-mail, fotos, vídeos, arquivos de textos e tantos outros conteúdos muitas vezes são publicados de maneira inocente e espontânea. Esses dados trazem conteúdo, muitas vezes, cobiçados por fraudadores.

[SAIBAMAIS]O relatório de fraude a RSA Anti-Fraud Command Center (AFCC), divisão de segurança da EMC2 Corporation, constatou que o Brasil está na lista dos cinco países ; ocupando a quarta colocação ; que mais tiveram corporações vítimas de fraudes digitais no mundo. Segundo a RSA, 4% dos ataques de phishing (fraude eletrônica) no mundo foram destinados a empresas daqui, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (28%), do Reino Unido (13%) e da Índia (7%). Esses dados revelam uma tendência nada positiva: o crescimento do roubo de identidade, muitas vezes facilitado pelo comportamento de alto risco dos usuários da internet.



Segundo o professor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ruy Guerra, uma vez que os dados estão na internet, não há mais como apagá-los. ;Existe a possibilidade de ocultar a informação, mas não deletar. Por isso, a única forma de evitar a exposição é não fornecer as informações;, alerta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação