Tecnologia

Uso de redes sociais por órgãos públicos continua insatisfatório

O Informática volta a testar o uso do Twitter e do Facebook por ministérios, Senado, Câmara dos Deputados, secretarias e serviços do DF

postado em 26/11/2013 10:58
O Informática volta a testar o uso do Twitter e do Facebook por ministérios, Senado, Câmara dos Deputados, secretarias e serviços do DFDois anos, nove meses e 14 dias depois, Dilma Rousseff retornava ao Twitter. Em um bate-papo informal com a Dilma Bolada, a ;toda-poderosa da nação;, a presidente também anunciou a chegada ao Facebook e ao Instagram. No entanto, enquanto Dilma faz posts sobre o governo, quase que diariamente ; além de falar sobre futebol, de vez em quando ;, o mesmo não ocorre com os órgãos que ela comanda ou que são geridos por outros governantes. Pelo terceiro ano consecutivo, o Informática testou o uso das redes sociais por ministérios, Senado, Câmara dos Deputados, secretarias e serviços do DF e, mais uma vez, o retorno foi negativo.

[SAIBAMAIS]As páginas de relacionamento deveriam ser um meio de comunicação e, principalmente, de interação, com o cidadão, mas, em diversos casos, são apenas um canal de notícias; uma extensão dos sites oficiais. O Informática criou perfis nas duas redes sociais mais usadas pelos brasileiros. A ideia era fazer perguntas simples, como ;em qual telefone posso obter informações sobre o Bolsa Família?; ou ;até quando vai o prazo do recadastramento biométrico?; e avaliar o tempo de resposta ; já que a instantaneidade é essencial nessas plataformas.



Dos 24 ministérios avaliados, 15 não responderam nem pelo Facebook nem pelo Twitter ; entre eles, ironicamente, está o Ministério das Comunicações. O tempo de espera pelas contestações variou de oito minutos a três dias. Entre as agências reguladoras, a situação foi pior: apenas três respostas, de um total de 10 entidades. O tempo de espera foi de 18 minutos para a Agência Nacional de Cinema, 22 minutos para a Agência Nacional de Transportes Terrestres e dois dias para a Agência Nacional do Petróleo. Tanto a Câmara quanto o Senado entraram em contato apenas pelo Facebook, com tempos de espera de uma hora e sete minutos e 24 minutos, respectivamente.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação