Tecnologia

Uso de bitcoins começa a movimentar o mercado virtual brasileiro

Para entrar nessa onda, é preciso paciência e um computador com bom poder de processamento a fim de garimpar essa moeda

postado em 18/02/2014 09:23
O estudante João Paulo Apolinário conheceu o bitcoin em 2011 e começou a utilizá-lo no ano passado:

Negociar com pessoas em qualquer parte do mundo com uma moeda comum, independentemente de barreiras territoriais ou políticas, fez do bitcoin o item mais desejado dos últimos meses. Mas depois da crescente valorização, a cotação está em curva descendente nas últimas semanas, chegando a valer um quarto do que custava no fim do ano passado. Apesar da recente queda, ela ainda promete estar cada vez mais presente nas vidas dos usuários da internet.

[SAIBAMAIS]O bitcoin é uma moeda criptográfica, que existe, a princípio, apenas no meio virtual. Ela não é regulada por uma unidade central, o que a torna independente de questões de governo que costumam afetar os negócios tradicionais. Essa descentralização, porém, é responsável pela grande flutuação dela. De sua criação até hoje, o preço variou em mais de 40 mil por cento.



Para ter um bitcoin, é necessário possuir uma assinatura digital, composta por um código de letras e números. Sempre que se compra ou vende a unidade monetária ou a utiliza para pagar por algum produto ou serviço, a transação fica armazenada em um histórico oficial, que mostra todas as trocas que já foram feitas com a moeda. Dessa forma, o caminho fica registrado em uma lista mundial, o que impede que uma pessoa use o mesmo bitcoin mais de uma vez.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação